Os encontros de formação do Geração + 2023 começaram com muita informação e ideias inspiradoras

07/06/2023

Professores e estudantes darão início à realização das atividades

A caminhada em direção à educação pela sustentabilidade já começou. No primeiro encontro de formação realizado nos municípios paulistas de  Barra Bonita, Santa Maria da Serra, São Manuel e São Pedro, professores e gestores conheceram um pouco mais sobre o projeto Geração+ e puderam discutir sobre ensino de Ciências e Educação Ambiental e Sustentabilidade, além de discutir sobre planos de ação para a realização do projeto nas escolas. Também foi o primeiro contato para exploração do material didático. Agora, professores e estudantes já dão início à realização das atividades propostas no material, que é parte dos recursos fornecidos pelo projeto Geração+.

A professora, pesquisadora e palestrante Marô Camargo, que há quase 20 anos atua como formadora de formadores, explicou cada uma das etapas do projeto. “É importante, desde o começo, analisar os desafios que existem em todos os municípios, mas, principalmente, pensar nas possibilidades, que são inúmeras”, destaca Marô.

Além de conhecerem os princípios do Geração+ e a equipe de trabalho, o encontro também mostrou algumas ideias inspiradoras e incentivou os professores a analisarem quais ações relacionadas aos temas do projeto eles já realizam em suas escolas e em seu dia a dia, e o que poderão fazer a partir de agora. Na EMEF Professora Alzira Gunther, por exemplo, já está sendo desenvolvido um belo pomar e um jardim sensorial. “Não tem como trabalhar um projeto como o Geração+ sem trabalhar a empatia e a cooperação”, afirma Marô.

Os professores foram convidados também a refletirem sobre a motivação de manter a chama para um mundo melhor acessa. “Educação é diálogo, educação é troca. Quando um aluno evolui, mesmo que um pequeno passo, já faz a minha luz e a luz do aluno brilhar também”, enfatiza a professora Beatriz Conte.

O Geração + é organizado em quatro temas essenciais à vida humana:

  • Fauna e Flora: As pequenas e grandes maravilhas da vida
  • Gestão de Resíduos Sólidos: Para onde vai tudo isso?
  • Energia Elétrica: A gente sabe como isso é importante
  • Lazer e Segurança: Diversão e responsabilidade para todos

Ao longo do projeto, será ensinado às crianças que os recursos do planeta são patrimônio de todos os seus habitantes, que o conhecimento amplia a capacidade de atuação em todas as instâncias da vida e que as ações coletivas são mais poderosas que as ações individuais. “Além do ensino de conteúdo, as competências múltiplas ganham destaque, hábitos, valores e visão de mundo. Como podemos fazer a diferença, como mudar o olhar no dia a dia, em ações integradas ao meio ambiente”, ressalta Marília Mendes, coordenadora do Geração+.

 

Leave a reply

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *