Era uma vez um grupo de meninos e meninas que queriam descobrir os nomes das árvores que havia na cidade em que eles moravam. Levados por esse bichinho do desassossego, eles conheceram um senhor muito sábio, que tinha respostas para todas as suas perguntas. E tanto os meninos e meninas aprenderam que tiveram uma ideia: “e se nós colocássemos plaquinhas com o nome de cada uma das plantas que nós conhecemos, para que as outras pessoas também as conheçam?”. E assim nasceu uma praça em que todas as árvores tinham nomes. E sabe o que mais? Essa história é real! Ela aconteceu em Caconde, na EMEB Doutor Cândido Lobo, com turmas de 4º e 5º anos, e foi inspirada pelas explorações do percurso Fauna e Flora do Geração+.
O senhor muito sábio da história é Silvano Aparecido Ferreira, da Casa da Agricultura de Caconde. Como já relatamos aqui, ele foi convidado pela direção da escola para responder às perguntas que as crianças se fizeram sobre a flora da escola e do entorno. Silvano e seus colegas da Casa da Agricultura se tornaram colaboradores do projeto e até doaram sementes que foram plantadas na horta da escola. Sem esquecer, é claro, da ajuda que deram para identificar as árvores do entorno, que haviam deixado as crianças tão curiosas.
As crianças conheceram ipês, azaleias, quaresmeiras, flamboaiãs, palmeiras, roseiras, pingos de ouro… E esse processo todo gerou um incômodo: se eles, que não conheciam as árvores, tiveram vontade de conhecê-las, devia ter muita gente por aí com a mesma vontade. Foi então que a turma da professora Maria Estela de Mello, do 4º ano, teve a ideia de criar plaquinhas para nomear as árvores desconhecidas ou que estavam sem identificação pelo desgaste do tempo.
Com o apoio da AES Tietê, foram criadas plaquinhas especiais para serem afixadas junto às árvores da escola e de duas praças da vizinhança. Cada placa trazia o nome popular da árvore, seu nome científico e sua origem (se ela é nativa do Brasil ou de outro lugar do mundo). Para marcar a atividade, um grande evento foi realizado em 21/09, quando se comemora, justamente, o Dia da Árvore.
Foi uma manhã cheia de coisas legais! Todos os alunos da escola foram envolvidos. As atividades começaram na própria EMEB Doutor Cândido Lobo, com apresentações de música, poema e teatro mudo. Depois, as turminhas seguiram em passeata para as duas praças em que foram colocadas as plaquinhas – a escola aproveitou a oportunidade para plantar mais algumas mudas por ali. Durante as apresentações e o percurso, meninos e meninas distribuíram sementes e mudas para quem compareceu ao evento e os comerciantes e moradores que encontraram na rua.
Além dos alunos da EMEB Doutor Cândido Lobo, participaram do evento os amigos da Casa de Agricultura (Silvano e Daniellen Fereira), representantes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, da EMEB Professor Ernesto Cardoso de Paiva, que também participa do Geração+, e da AES Tietê.
Deixe um comentário
2 comentários
Estela, que comentário encantador!
Muito obrigada por compartilhar essa visão tão linda e otimista com a gente. Se todos plantássemos uma árvore e aprendêssemos a cuidar das árvores que estão por aí, como você sugere, teríamos um mundo muito mais verde.