Volta às aulas repleto de atividades

31/07/2023

Geração de energia e compostagem estão entre as abordagens do início do semestre

Depois do descanso das férias escolares de julho, o Geração + retornou às aulas com as atividades a todo vapor. Logo na primeira semana, as escolas já deram continuidade às tarefas propostas no material didático, que é parte dos recursos fornecidos pelo projeto. Os professores retomaram as abordagens sobre geração de energia, consumo consciente e coleta de informações sobre as matérias-primas de fontes energéticas


Os alunos do 5º ano da EMEIEF Ida Innocenti Luizetto, de São Manuel produziram réplicas de torres de aerogerador de energia eólica e, inspirados pelo material do Geração +, também elaboraram desenhos sobre os deferentes tipos de fontes de energia. “Após o estudo da apostila, os alunos fizeram uma pesquisa sobre todos os tipos de energia, principalmente a eólica. Eles gostaram muito, para eles é novidade, não temos esse tipo de fonte energética aqui em São Manuel”, destacou a professora Delcira Aparecida Carcanha Furlan.

De acordo com a professora, a curiosidade dos alunos abriu os horizontes para novas ideias e as atividades não vão parar por aí. “Vamos também construir um catavento para que eles tenham uma ideia de como funciona na prática”, afirmou a professora.

Próximas abordagens

Além das aulas sobre geração de energia, em agosto também será abordada a reciclagem de lixo orgânico. As oficinas de compostagem com o gestor ambiental e educador, Diego Rizzo Vieira, já começaram. A primeira escola a receber o biólogo foi a própria EMEIEF Ida Innocenti Luizetto, de São Manuel, logo na primeira semana do mês. 

A professora Flávia Moscatelli contou que após a oficina sobre compostagem, os alunos farão um texto informativo com todas as informações adquiridas. “Vamos fazer o texto explicando tudo o que vimos, inclusive curiosidades que não sabíamos”, contou.

As oficinas de compostagem já começaram


Conhecida como o processo de reciclagem do resíduo orgânico, a compostagem transforma matéria orgânica em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. O processo também contribui para a redução do aquecimento global.


O mês todo está sendo preparado para grandes encontros e grandes descobertas para seguir no propósito de transformar o mundo em um lugar mais justo, bonito e acolhedor.

Leave a reply

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *