Voluntários compartilham experiências aos estudantes

30/11/2023

Escolas participantes do projeto Geração + receberam a visita de profissionais da AES Brasil

Com encontros voltados ao tema da energia elétrica, voluntários da AES Brasil Energia visitaram algumas das escolas participantes do projeto Geração +, e compartilharam experiências e conhecimentos com os estudantes, em dias muito produtivos e especiais.


Na EMEF Professora Alzira Krüger Güther, em Barra Bonita, as crianças tiveram a oportunidade de aprender ainda mais sobre as principais fontes de geração de energia e entender como isso funciona na prática, por meio de demonstrações. “O olhar atento e a expressão de espanto deles ao verem a luz se acendendo com a movimentação das pás foi muito bom”, contou Fernando Alves Rodrigues, que é técnico de Planejamento de Manutenção e um dos voluntários dessa 6ª edição.

 

Fernando Alves Rodrigues e Marcos Rogério Validório foram voluntários da EMEF Professora Alzira Krüger Güther

Além do conhecimento, Fernando destacou que conseguiram trabalhar a conscientização sobre o uso correto da energia. “Ao final do encontro colocamos uma atividade onde conseguimos a interação da sala toda,” finalizou.

No dia da visita, o operador Marcos Rogério Validório completou 28 anos de empresa

Também em Barra Bonita, o operador Marcos Rogério Validório, que, no dia da visita completava 28 anos trabalho na empresa, disse que realizar o trabalho junto com as crianças foi muito gratificante e tornou o dia muito especial. “Tenho certeza que, com esse conhecimento, elas ficarão muito mais críticas com o uso/consumo consciente da energia elétrica e levarão esses aprendizados para suas vidas e para seus familiares e amigos”, afirmou.


Na EMEFEI Professor Geraldo Pascon, em São Manuel, os voluntários levaram uma apresentação sobre energia renovável, com uma maquete que demonstrou o funcionamento da energia eólica. A atividade ainda contou com um kit, com uma cartilha de materiais para as crianças criarem cataventos de papel, uma representação do funcionamento da geração de energia eólica. “Foi muito importante a atividade prática, que levou as crianças a participarem mais. Recebemos muitas perguntas dos estudantes, muitas curiosidades, principalmente a respeito do tamanho dos aerogeradores e do funcionamento.”, destacou a analista de projetos Fernanda Amorim Farias.

Equipe de voluntárias visitou a EMEFEI Professor Geraldo Pascon

 

A curiosidade dos estudantes também chamou atenção da global treinee e voluntária Érica Soares de Almeida. “Eles ficaram super focados, prestaram atenção, comentaram sobre tudo que a gente falava. Contaram que já tinham visto placa solar na casa do vizinho, viram eólica na televisão, que já fizeram catavento de papel, EVA, papelão, foi incrível!”, disse, ao agradecer a oportunidade de participar da atividade.

 

Para a voluntária e analista em recursos humanos Fabiane Dias Franzini Alcantara, a experiência foi gratificante, justamente pelo interesse das crianças ao que estava sendo apresentado, principalmente com a maquete do minigerador eólico e o catavento de papel. “Foi um dia para construirmos boas memórias, criarmos novas conexões com colegas de trabalho de outras áreas, aprendemos uns com os outros, e tudo isso só ajuda a crescermos como indivíduos e como equipe”, enfatizou.

Maquete contou com minigerador eólico e catavento de papel

Voluntários também visitaram o NAPE Guido Dante, em São Pedro, e realizaram atividades com os estudantes.

As atividades voluntárias são essenciais para mostrar, na prática, como construir um mundo melhor e mais justo. Um dos objetivos do Geração + é justamente envolver toda a comunidade para isso.

Saiba quem são os voluntários que atuaram na edição 2023 do projeto Geração+:

Ana Clara Zini

Catherine Yuriko
Eduardo Soares
Érica Rodrigues
Érica Soares
Everton Cassiano
Fabiane Dias
Felipe Kawahisa
Fernanda Amorim
Fernando Alves
Geovana Gabriela
Kemily Monteiro
Lysara Jacó
Marcos Rogerio Validorio
Perla Almeida
Pierre Prado
Raul Guimarães
Renato Koiti
Tífane Bueno
Vanessa Dib

Leave a reply

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *