Um gibi sobre eficiência energética marca início das atividades em sala de aula

29/06/2023

Escola de São Manuel produz materiais com diversos gêneros textuais e convida a comunidade para reduzir o consumo de energia elétrica

O mês do meio ambiente inspirou o início das atividades da 6ª edição do Geração+ dentro das salas de aula. As professoras da EMEIEF Ida Innocenti Luizetto, de São Manuel, já abordaram sobre a importância da energia elétrica, os cuidados ambientais e como diminuir os impactos causados pelas atividades de geração de energia.

Foi dessa forma que a aprendizagem sobre eficiência energética virou gibi produzido pela turma da professora Flávia Moscatelli, depois da conversa sobre fontes de energia e consumo consciente e coleta de informações sobre as matérias-primas de fontes energéticas.

Eles também exploraram, em redação, outros gêneros textuais para tratar sobre o assunto. “Fizemos a redação de outro projeto, citando também o funcionamento de uma casa ecoeficiente”, contou Flávia. As atividades do material didático do Geração+ serão retomadas em agosto, após as férias de julho. “Foi uma ótima oportunidade para os estudantes conhecerem mais sobre a energia, sua importância e, principalmente, de onde vem”, destacou a professora.

 

 

 

O gibi feito pelos alunos abordou as matérias-primas das  fontes energéticas

Na redação, os alunos trouxeram dicas para economizar energia

Também na EMEFEI Ida Innocenti Luizetto, foi criada uma proposta para fortalecer o senso de comunidade. Para a turma do 2ª ano, as atividades ajudaram a refletir sobre o consumo consciente de energia originada de diversas fontes. Segundo a professora Lisângela Maria Bonato Sanches, a proposta envolve mudanças de hábito dos estudantes, professores e também da comunidade, uma vez que os estudantes estão discutindo como a redução do consumo de energia e a importância de mantê-lo reduzido podem beneficiar toda a comunidade, tanto na escola, quanto em suas próprias residências.

O mês de junho é considerado o Mês do Meio Ambiente desde 1972. Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, naquele ano em Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho. Essa data, que foi escolhida para coincidir com a data de realização dessa conferência, tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

 

Leave a reply

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *