Todo mundo sempre sabe alguma coisa

14/06/2018

Os estudantes e educadores do Geração+ sabem que somos mais fortes quando trabalhamos juntos, e que as ideias podem ser melhoradas com a colaboração de várias pessoas. É para isso que existem os COLABORADORES do Geração+ – pessoas, empresas, organizações e veículos de comunicação capazes de apoiar e potencializar as ações que as crianças realizarão em suas comunidades para tornar o mundo um lugar melhor para todos.

Esses colaboradores podem chegar de muitas formas. Uma professora tem um conhecido que entende de plantas e pode ajudar a montar uma horta. Algum pai jardineiro pode solucionar dúvidas sobre o melhor lugar para instalar um jardim na escola. A tia de um aluno trabalha na Prefeitura e pode conseguir um contato de alguém que saiba bastante sobre resíduos sólidos.

Você vai conhecer duas histórias de escolas que conseguiram colaboradores usando essas formas de contato indiretas, mas muito eficientes.

 

EMEB Professor Ernesto Cardoso de Paiva e Casa da Agricultura – Caconde

Muitas perguntas surgiram durante as explorações do tema Fauna e Flora na EMEB Professor Ernesto Cardoso de Paiva, em Caconde. Onde nós vamos achar essas respostas?, perguntou-se a coordenadora pedagógica Alessandra Lima de Oliveira. “Conversei com o meu marido se tinha alguém que poderia ajudar e ele falou: ‘olha, quem vai responder melhor é o Silvano’”. Silvano Aparecido Ferreira trabalha na Casa da Agricultura, órgão vinculado às secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, e é uma das pessoas responsáveis pelas árvores da cidade – planta novas mudas, cuida das que já existem, faz a poda das árvores adultas… Alessandra ligou pra Silvano e ele topou participar do projeto imediatamente.

Silvano e o colega Carlinhos visitaram a escola e conversaram com as crianças. Elas fizeram várias perguntas, não só as que estavam no material, mas outras que foram surgindo ao longo do bate-papo. Quem decide o que vai ser plantado na cidade? Como as escolhas são feitas? Por que é assim? “Ele foi contando um pouquinho do trabalho dele e as crianças são questionadoras. Foi um bate-papo gostoso. Eles trouxeram sementes, caqui para as crianças”, contou Alessandra. A escola pretende construir um viveiro de mudas frutíferas, e a colaboração da Casa da Agricultura será essencial nesse processo.

O encontro com as crianças da EMEB Professor Ernesto Cardoso de Paiva foi tão bacana que outra escola de Caconde, a EMEB Cândido Lobo, ficou sabendo e resolveu convidar Silvano e seus colegas para uma visita. Agora as duas escolas contam com a Casa da Agricultura na sua rede de colaboradores!

 

EMEF Professor Alberto Arradi e o engenheiro florestal José Tiago do Nascimento – Barra Bonita

Assim como na EMEB Professor Ernesto Cardoso de Paiva, foram as perguntas das crianças sobre fauna e flora que motivaram a coordenadora Eliana Carina Monge, da EMEF Professor Alberto Arradi, a procurar o primeiro colaborador da escola. Ela logo pensou em José Tiago do Nascimento, técnico ambiental, engenheiro florestal e interlocutor do Programa Município Verde Azul, da prefeitura de Barra Bonita. Ele é pai de dois alunos, Ana Quiara e João Vitor. Um dia, quando Tiago veio buscar os filhos, Carina aproveitou para convidá-lo a dar uma palestra aos alunos. Ele tinha visto a composteira recebida pela escola e gostado bastante. Aceitou na hora. “Ele é muito participativo, quebra um galhão”, afirmou Carina.

Na palestra, Tiago falou das espécies nativas da região, das árvores frutíferas, das árvores que são plantadas na comunidade, o porquê das raízes. Também explicou sobre os animais que vivem ali, os peixes do rio, os que são nativos e os que foram introduzidos, como a tilápia.


E você, tem histórias legais de colaboradores pra contar? Escreva pra gente!

 

Leave a reply

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *