Sustentabilidade criativa

29/09/2023

Professores e alunos recorrem à criatividade para desenvolver ideias inspiradoras para o Geração +

 

A criatividade é uma das pontes para ultrapassar as barreiras em direção à sustentabilidade.
Desde o início da 6ª edição, várias ideias inspiradoras abordaram os temas propostos no projeto Geração +.

Os estudos sobre a fauna e flora, resíduos sólidos, energia elétrica e o lazer e a segurança são melhor aplicados e aprendidos através de iniciativas criativas, como as que são desenvolvidas pelas escolas participantes.

Podcast Casa Ecoeficiente

Uma delas é o podcast “Casa Ecoeficiente”, desenvolvido pelos alunos da EMEF Milton Monti, de São Manuel. “Nele, um dos temas tratados foi sobre a importância da energia elétrica e como consumí-la com consciência e sabedoria”, destacou a professora Anadir Soares Trombini.

Em um dos episódios do podcast, os estudantes interagem com a professora sobre os locais com maior gasto de energia dentro de uma residência e dão ideias e soluções para evitar o desperdício. “É uma gravação curta, em que os alunos pudessem discurtir formas de economizar energia, começando pelas nossas casas”, disse.

Além da criatividade para conceber a ideia, foi necessário criatividade também para desenvolver o projeto, já que não haveria a possibilidade de contar com uma aparelhagem profissional de podcast. “Foi uma gravação feita pelo meu próprio celular”, contou Anadir.

Confira o episódio na íntegra:

Jardim dos Pássaros

Uma das formas de conhecer biodiversidade local e promover um contato mais estreito com a natureza é a prática de observação de pássaros. Como iniciativa para incentivar a aproximação dos bichinhos, os alunos dos 5ºs anos A e B da EMEIEF Ida Innocenti Luizetto, de São Manuel, construíram bebedouros para pássaros com material reciclável para compor as atividades sobre o tema “Fauna e Flora.

Depois da troca de ideias em sala de aula trazidas pelo material didático do Geração + e da observação da fauna e da flora local da escola, os estudantes utilizaram garrafas pet para produzir bebedouros para atrair as visitas ilustres.

Os bebedouros foram instalado nas árvores da escola, local que foi batizado de “Jardim dos Pássaros”.

Jardim Circular Cores e Aromas

Para aprender a melhorar a fauna e a flora da escola e da comunidade, os estudantes da EMEF Professora Alzira Krüger Güther, de Barra Bonita, implementaram o Jardim Circular Cores e Aromas, um projeto que aproveita um espaço sem uso na escola ao lado do pomar que já existe por lá. Foram utilizados tijolos, pneus, terra, adubo e mudas.

A diretora Cristina de Lourdes dos Santos contou ainda que, com a composteira de resíduos sólidos doada pelo Geração+ e orientações do facilitador Diego Rizzo Vieira, que já passou por lá, a própria escola vai gerar os nutrientes necessários para o Jardim.

Para que essa intervenção possa ser implementada, o Geração+ oferece uma ajuda de custo e consultoria para orientar a equipe gestora e os professores participantes.

Leave a reply
All comments (1)
  • Mirella
    26/10/2023 at 16:31

    Muito boas essas ideias e deixam o ambiente de cara nova. baixar no pc>

    Reply

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *