As escolas participantes do Geração+ 2019 estão agitadas nos últimos dias! O Dia da Árvore, comemorado em 21/09, rendeu iniciativas que foram desde a plantação de mudas até rodas de leitura. Cada uma dessas ideias potencializa ainda mais a exploração do tema Fauna e Flora, e mostra como, juntos e com pequenas ações, podemos deixar o mundo mais bonito e sustentável. Dá uma olhada no que as escolas aprontaram:
Guaimbê
Flores e um mapa de perguntas muito divertido na EMEF Ernesto Loosli
O Dia da Árvore foi o pontapé inicial para a ampliação do jardim da EMEF Ernesto Loosli. Alunos e professores plantaram mudas de flores, como a ixoria e a rosa-do-deserto, para dar uma nova cara à escola. A coordenadora da escola ainda explicou o passo a passo desde a composteira, até a preparação do solo. Eles também fizeram um mapa de perguntas sobre a fauna e flora da cidade. Todas as perguntas dos alunos que os professores não sabiam responder foram escritas em papéis, colocados numa caixa com uma muda de árvore e um convite para visitar a escola. O “presente” foi enviado para o engenheiro agrônomo da Casa da Agricultura de Guaimbê, Claudio Hideo que foi até a escola e respondeu uma ou duas perguntas de cada sala.
Adolfo
“Quem planta colhe” e roda de leitura na EM Amilde Tedeschi
E se existisse um amigo secreto em que os presentes fossem plantinhas? As crianças da EM Amilde Tedeschi resolveram se presentear com as plantas que foram semeadas por eles no começo do ano e dar um novo lar para elas nas casas das famílias de cada um. Além disso, o jardineiro Samuel Aquila de Souza promoveu uma verdadeira sala de aula a céu aberto embaixo da castanheira que fica no terreno da escola, em que os estudantes fizeram uma roda de leitura e conversaram sobre a preservação do meio ambiente.
Mudas e discussões importantes no Programa Educação
No Programa Educação, realizado pela Prefeitura Municipal de Adolfo, o engenheiro agrônomo Flavio Roberto Benatti acompanhou alunos e professores no plantio de oito mudas de Jambo Roxo! Juntos, eles discutiram qual a importância de se plantar árvores e como isso se reflete em nossas vidas. Legal, né?
Brejo Alegre
Uma cidade mais florida com a EMEF José João Abdalla
Alunos e alunas da EMEF José João Abdalla fizeram um berçário…. de sementes de ipê roxo! A intenção é que os “bebês” recebam todos os cuidados necessários para se tornarem mudas e serem plantadas em áreas públicas da cidade. Além de sombra, os ipês vão deixar a cidade mais colorida e alegre.
José Bonifácio
Ipês e desenhos na EMEF Professora Mathilde Jorge Fagali
Os alunos do 2° ao 5° ano da EMEF Professora Mathilde Jorge Fagali se organizaram para plantar mudas de ipê rosa e roxo, flamboyant e até um limoeiro. Eles também escreveram pequenas mensagens com o tema “árvore”, que serão lidas no momento do plantio. Os estudantes ainda fizeram desenhos das árvores que tem na escola e expuseram para todos os alunos verem e entenderem a importância de manter a escola bem cuidada e preservada!
Novo jardim na EMEF Professora Eliana Bertazoni dos Reis
Na EMEF Professora Eliana Bertazoni dos Reis a horta já é veterana e recebe o cuidado dos alunos e professores há bastante tempo. Então, no Dia da Árvore, os estudantes resolveram começar um novo jardim na escola! A ideia é fazer canteiros de flores diversas, para complementar o verde das plantinhas que já são grandes e fortes na horta.
Ubarana
Somos vários, somos um na EMEF José Roberto Cândido da Costa
O foco das comemorações do Dia da Árvore na EMEF José Roberto Cândido da Costa foi o plantio de árvores nativas e regionais de Ubarana, como uma forma de proteger a fauna e flora da região. A escola fez parcerias com outras instituições da cidade para impactar ainda mais pessoas e fortalecer o pacto de responsabilidade com os recursos naturais. Quanto mais gente preservando e respeitando o meio ambiente, mas rápido a gente chega lá!
Sabino
Plantação de mudas e palestra na EMEF Despertando Para a Vida
Os alunos e alunas da EMEF Despertando para a Vida resolveram, em parceria com o Programa de Educação Ambiental, plantar 150 mudas na Estrada Vicinal Nelson Pilla. Eles ainda ouviram uma palestra da Coordenadoria do Meio Ambiente. Com a experiência de plantio e o que aprenderam na palestra, alguns estudantes fizeram poemas para celebrar esse dia tão especial.
Promissão
Reflexões sobre o futuro na EMEF Colégio Xavier, EMEF Professora Aurélia Moreira de Barros, EMEF Cantinho do Céu e EMEF Agrovila Tietê
“Como seria a Terra sem as árvores?” Essa reflexão rendeu vários desenhos nas quatro escolas que participam do projeto Geração+ em Promissão, além de outras escolas da cidade. A ação foi resultado de uma parceria da ONG Olho D’água com o poder público e mostrou que, se trabalharmos juntos, o mundo fica bem mais bonito e alegre!
Busca
Publicações Recentes
-
Agosto repleto de muitos aprendizados e experiências enriquecedoras para as escolas participantes do Geração+ em 2024
30/08/2024 -
Geração+ capacita uma nova geração mais consciente e preparada para enfrentar os desafios das mudanças climáticas
31/07/2024 -
Em 2024 o Geração+ inovou na oferta de recursos didáticos e atualizou o conteúdo dos cadernos para professores e estudantes
28/06/2024
Leave Your Reply