Alunos e alunas expõem para a comunidade o que aprenderam com o Geração+ em 2022

12/12/2022

“Pegamos várias coisas que iam ser jogadas no lixo e transformamos em objetos que podemos usar. E foi muito bom porque diminuímos a poluição do meio ambiente”, explica a aluna Letícia da EMEF Julieta Rago Foloni, em Bariri-SP, enquanto apresenta orgulhosa o trabalho que ela fez: uma “centopeia” de garrafas pet para colocar vasos de plantas. “Ninguém vai acreditar que ela foi feita de materiais que normalmente jogamos no lixo!”. O depoimento da aluna foi dado durante a mostra cultural de final de ano realizada pela escola nos dias 16 e 17 de novembro. Uma exposição organizada pelas professoras Gislaini Maria Miquelasi dos Santos e Telma Santana reuniu os trabalhos dos alunos e alunas do 4º ano A e B, como a “centopeia” e outros objetos produzidos pelos alunos, como um móvel com gavetinhas feito com uma caixa de madeira, porta joias de caixa de sapato, prateleira de pneu de bicicleta, entre outros.

“Nós trabalhamos em sala de aula o reaproveitamento de materiais como forma de dar a nossa contribuição para diminuir o descarte de resíduos no meio ambiente e ao mesmo tempo produzir algo que os estudantes gostariam de ter em casa por bastante tempo” explicam as educadoras. Cada aluno levou um material de casa que foram reutilizados em sala de aula. Os pais colaboraram, doando tecidos e enfeites, ajudando nas pinturas e com as plantas. As crianças trocaram ideias, materiais e trabalharam em equipe. “Como estavam eufóricos com suas ‘obras-primas’, resolvemos fazer uma exposição no pátio da escola para que todos pudessem reconhecer o resultado. E foi um sucesso!”, contam.

Para encerrar o projeto, as duas turmas venderam latinhas e lacres de alumínio recolhidos e com o dinheiro mandaram fazer copos personalizados para serem utilizados enquanto estiverem na escola evitando o uso de copo descartável. Elas afirmam que as crianças se envolveram nas atividades e gostaram muito de participar do Geração+. “É importante ressaltar que o projeto não termina aqui, ele continuará fazendo parte do nosso dia a dia. Vamos continuar reutilizando e reciclando materiais que virariam resíduos e seriam jogados na natureza. Afinal, há tantos motivos para fazer a reciclagem, que não há motivos para não fazer”, finalizam.

Mudando o mundo

O material didático do Geração+ foi a inspiração para a professora Márcia Júlia Maia da EMEF Professora Salete Maróstiga, em Boracéia-SP, criar o mural ‘Coisas que podemos fazer para mudar o mundo’ com cartazes feitos pelos alunos e alunas do 4º ano C com mensagens sobre atitudes individuais e coletivas em prol da saúde do nosso planeta. O mural será exposto no dia 12 de dezembro durante a mostra cultural para a comunidade, que irá expor os trabalhos feitos durante o ano pela escola. Márcia conta que a professora de artes realizou uma atividade de pintura com as crianças utilizando pratinhos de isopor que foram recolhidos pela turma dentro do tema Gestão de Resíduos Sólidos e o resultado também será apresentado no dia. “Também irei expor os presentes de Natal que fiz para os alunos aproveitando latinhas de leite, e que serão entregues nesse dia. Eu gostei bastante do projeto Geração+, pois tivemos a oportunidade de trabalhar com a prática e com a conscientização das crianças em situações relacionadas ao cotidiano deles. Acho que é assim que formamos pessoas ambientalmente conscientes”, afirma.

Geração+ vivo nas escolas

Em Pederneiras-SP, a EMEF Professora Anna Ruiz Fernandes Furlani fará sua mostra cultural para a comunidade no dia 8 de dezembro e o Geração+ estará presente. “Será um momento em que os familiares dos alunos terão a oportunidade de conhecer um pouco das atividades realizadas durante o ano letivo e explorar os espaços da escola, onde tudo acontece. E o projeto Geração+ está vivíssimo em várias partes do nosso espaço coletivo. O projeto fez muito sucesso na nossa escola”, conta a coordenadora pedagógica Edivania Aparecida Severino. A professora de Educação Ambiental Natalia Cristina Venancio está organizando um mural com fotos das atividades do Geração+ realizadas ao longo do ano e as crianças irão expor desenhos relacionados aos temas do projeto. “E, claro, vamos mostrar a todo o progresso do nosso jardim e horta novos. Estamos trabalhando ativamente na intervenção que propomos em Fauna e Flora desde setembro e queremos exibir o progresso das nossas construções”, conta a professora.

Leave a reply

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *