Encontro de formação e diferentes atividades marcam o mês de agosto

31/08/2023

Geração de energia, gestão de resíduos sólidos e implementação dos projetos de fauna e flora foram os temas abordados

 

O 2º encontro de Formação de Professores da 6ª edição do projeto Geração + aconteceu em agosto, com representantes de todas as escolas participantes dos municípios paulistas de  Barra Bonita, Santa Maria da Serra, São Manuel e São Pedro.

Os encontros foram em formato de reunião on-line, onde professores e gestores puderam compartilhar as próprias experiências e atividades que já foram feitas no projeto e discutir sobre as melhores abordagens para o Ensino Ambiental e Sustentabilidade. “A gente vê o interesse das crianças por tudo que diz respeito ao cuidado do planeta”, destacou a professora Adriana Ribeiro de Lima, da NAPE Guido Dante, de São Pedro.

A equipe de formação trouxe informações sobre a importância da aprendizagem por projetos e também trouxe exemplos de ideias para inspirar as próximas atividades. “Trabalhar com projetos engaja porque coloca os estudantes no centro do processo. Conecta, movimenta, vai além da sala de aula”, disse a educadora e formadora do Geração+,  Marô Camargo, em um dos encontros.

 

Os encontros foram em formato de reunião on-line

 

 

A educadora detalhou a importância  de cada passo realizado no trabalho com projetos: engaja os alunos; mobiliza para a ação; conecta com o cotidiano; estimula a criatividade; gera transformação; e desenvolve competências socioemocionais importantes para a vida.  “Cada projeto trabalha com uma pergunta central que mobiliza as ações. Os estudantes estão lá, com aquele olhar curioso, cheios de energia e criatividade para fazer com que aconteça”, completou.

Novas atividades

Com a retomada das atividades do Geração + pós-férias escolares, além de finalizar as tarefas propostas sobre as fontes de energia iniciadas no primeiro semestre, as escolas também trabalharam outros temas, como gestão de resíduos sólidos e fauna e flora.

O gestor ambiental e educador, Diego Rizzo Vieira, visitou todas  escolas para apresentar as oficinas sobre compostagem aos estudantes.

A compostagem é o processo de reciclagem do resíduo orgânico, transforma a matéria orgânica em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

Além de explicar a importância e o passo a passo para criar uma composteira,  o educador trouxe algumas dicas essenciais de compostagem. “Trabalhando o equilíbrio do carbono com o nitrogênio, estamos dando todas as condições dos quatro elementos essenciais para criar a composteira”, destacou.

Confira o vídeo com as dicas:

 

 

Flora e Fauna

No mês de agosto, as escolas também já começaram a implementar os projetos de fauna e flora, que é um das atividades propostas no tema “Fauna e Flora: As pequenas e grandes maravilhas da vida”.

Visita NAPE Guido Dante

Visita EMEB Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin

Consultoria EMEB Professora Ricarda de Paiva Lima Berzin

Além de convidar os estudantes a conhecerem os exemplares da fauna e flora existentes na escola, o objetivo principal dessa etapa é mostrar para as crianças que ideias podem mudar a realidade e podem tornar um lugar melhor para todos. E que as propostas podem ser melhoradas quando compartilhadas com várias pessoas.

As iniciativas podem envolver a criação de um jardim, horta, viveiro, pomar, berçário de sementes, hotéis de insetos ou outras propostas.

Na EMEF Professora Alzira Krüger Güther, de Barra Bonita, está sendo implementado o Jardim Circular Cores e Aromas, um projeto que vai aproveitar um espaço sem uso na escola ao lado do pomar que já existe por lá. Foram utilizados tijolos, pneus, terra, adubo e mudas.

A diretora Cristina de Lourdes dos Santos contou ainda que, com a composteira de resíduos sólidos doada pelo Geração+ e orientações do facilitador Diego Rizzo Vieira, que já passou por lá, a própria escola vai gerar os nutrientes necessários para o Jardim.

Fauna e Flora – EMEFEI Ida Innocenti Luizetto

Já na escola EMEIEF Ida Innocenti Luizetto, de São Manuel, os alunos trabalharam a observação no interior da escola, após o registro de exploração no material didático entregue pelo Geração +.

Além disso, os estudantes ainda usaram a criatividade para mostrar, em forma de textos e desenhos artísticos, o que aprenderam com a proposta.

Fauna e Flora – EMEFEI Ida Innocenti Luizetto

Para que essa intervenção possa ser implementada, o Geração+ oferece uma ajuda de custo e consultoria para orientar a equipe gestora e os professores participantes.

Aos poucos, os estudantes aprendem que o recursos do planeta são patrimônio de todos os seus habitantes, que o conhecimento amplia a capacidade de atuação em todas as instâncias da vida e que as ações coletivas são mais poderosas que as ações individuais.

Leave a reply

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *