Parcerias ajudam a potencializar as ações propostas pelo Geração+ em Bariri-SP

05/09/2022

É preciso uma aldeia inteira para educar uma criança. Sempre atual e assertivo, esse famoso provérbio africano reafirma a importância do envolvimento de todos na Educação. E é o que têm feito as escolas e professores de Bariri-SP, um dos municípios participantes do Geração+ em 2022, ao convidar a comunidade para atuar em conjunto com a escola potencializando as ações propostas pelo projeto.

Para a realização de uma das explorações do tema Gestão de Resíduos Sólidos com as turmas do 5º ano do ensino fundamental, a professora Elaine Cristina dos Santos Garbim, da EMEF Professora Rosa Benatti, convidou o responsável pelo Meio Ambiente do município de Bariri, Sinclair Policarpo, e a responsável pelo Viveiro Escola de Educação Ambiental, Rose Pignatari, para falarem sobre meio ambiente e gestão de resíduos. “A palestra foi feita após os alunos terem assistido à videoaula do Geração+ e feito as atividades propostas pelo material didático do projeto e agregou muito, foi muito proveitosa,”, relata Elaine.

Ela conta ainda que a parceria pode ir além. “Durante a palestra, eu passei um vídeo mostrando como eu reutilizo a água da máquina de lavar roupas na minha casa, acoplando de forma simples um tambor ao lado da saída da água”, conta. Assim, surgiu a ideia de conseguir tambores doados pela prefeitura para serem entregues aos pais dos alunos para que adotem esse sistema de reutilização de água em suas casas também. “Vamos fazer um protótipo na escola para ser apresentado pelos alunos durante a reunião de pais e, se conseguirmos essa doação, iremos instalar gratuitamente nas casas das pessoas interessadas”, afirma Elaine.

Juntar duas ações potencializando o resultado foi a estratégia utilizada pelas professoras Lucia Helena Leonel da Rocha e Melissa Gasparoto, da EMEF Professora Julieta Rago Foloni. Dentro do tema Fauna e Flora, as turmas do 2º ano foram conhecer a horta do sítio Aquilante, de propriedade de um supermercado local.  “Nós juntamos duas coisas: o Geração+ e esse projeto do mercado que recebe os alunos da cidade para mostrar a horta que fornece os produtos que são comercializados, como é feito o plantio e o manejo das hortaliças”, explica a professora Lúcia Helena. Ela conta que dentro do tema Fauna e Flora foi proposto para as crianças realizarem o plantio de uma horta móvel na escola e cada uma irá plantar uma erva em um potinho de sorvete. “Levamos elas na horta do sítio para uma visita técnica, para entender como é o processo do plantio”, explica.

A curiosidade dos seus alunos do 5º ano e a vontade de quererem aprofundar no tema Energia Elétrica motivou a professora Rita de Cássia Moralez, da EMEF Professora Angela Maria Prearo Fortunato, junto com a coordenação da escola, a buscar um especialista que pudesse falar mais sobre o assunto. O engenheiro elétrico Luís Fernando Zechi, que atua em uma empresa especializada em energia solar, foi então convidado para dar uma palestra na escola sobre as diferentes fontes de produção de energia. “Os alunos tinham muitas perguntas. Eles ficaram muito interessados após as leituras propostas pelo material didático do Geração +”, relata Rita.

O engenheiro elencou os aparelhos eletrônicos do cotidiano que mais consomem e abordou a necessidade de diminuir os impactos ambientais gerados pela produção de energia. Ao final, fez um experimento com painel solar para que os alunos pudessem entender na prática o seu funcionamento. “Foi uma experiência muito interessante poder falar sobre sustentabilidade e energias limpas, entre outros assuntos, para os estudantes, que estavam muito entusiasmados”, fala Luís Fernando. Ele destaca que a empresa está à disposição das escolas da região que queiram levar esse tema para as salas de aula.

Os 5 Ps da Sustentabilidade

Além de fazerem parcerias com instituições e pessoas da comunidade para a veiculação de conhecimento, este elo realizado pela escola entre os alunos e a sociedade do entorno reforça o papel da escola como agente da educação e sua proposta educativa ganha potência. “A escola pode e deve fazer parcerias, ela não está sozinha, tem toda uma comunidade que pode ajudar, com recursos e potências locais que podem ser acessados”, afirma a educadora Marô Camargo, formadora do Geração+. Ela explica que mapear os recursos disponíveis no município, como um viveiro ou centro de educação ambiental, por exemplo, é essencial para a elaboração do projeto de intervenção proposto pelo programa.

Marô lembra que Parcerias é um dos 5 pilares dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Junto com Pessoas, Planeta, Prosperidade e Paz, os ODS são um plano de ação que busca fortalecer a paz universal e erradicar a pobreza em todas as suas formas e dimensões. Por meio de Parcerias, a determinação é mobilizar os meios necessários para implementar a Agenda 2030 através de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável, com base em um espírito de solidariedade global. Na nossa escola fazemos muitas parcerias assim. Eu gosto sempre de levar alguém da comunidade, especialistas para fazer uma exposição para os alunos”, afirma a professora Rita, da EMEF Professora Angela Maria Prearo Fortunato. Do local para o global, todos juntos podemos fazer do mundo um lugar mais justo e bonito para todos.

Imagem: EMEF Professora Rosa Benatti

 

Leave a reply
All comments (1)
  • leandro e maria
    07/12/2022 at 13:24

    GERAÇÃO+ é legal e divertido

    Reply

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *