Está começando a 4ª edição do projeto GERAÇÃO+

26/04/2021

O projeto GERAÇÃO+ é uma ação educativa para o desenvolvimento sustentável. Em outras palavras, é um projeto de amor à vida.

Educar para a sustentabilidade é assumir o compromisso e a responsabilidade de receber as crianças e contar a elas como devemos cuidar dessas coisas que são de todos nós – que fazem parte do mundo – para que novos membros da humanidade possam ser recebidos, em qualquer tempo.

Para amar a vida é necessário ensinar a trabalhar juntos. Estabelecer propósitos e objetivos que permitam, ao mesmo tempo, conhecer este mundo, suas graças e seus problemas, e estabelecer formas de ação que contribuam para que ele se torne um lugar justo, bonito e acolhedor para as pessoas que estão aqui e para aquelas que ainda vão chegar.
Um projeto que defende a vida em tempos tão difíceis como os que estamos vivendo exige coragem e muitos desafios. Portanto, anunciar quem são os participantes da 4ª edição do projeto Geração+ é uma honra!

É com muita alegria que recebemos os professores e professoras das escolas da rede municipal de Cafelândia, Guaiçara, Novo Horizonte e Pongaí.
Em 2021, o Geração+ conta com a participação de 206 professores que lecionam para 3.200 estudantes de 13 escolas publicas do Ensino Fundamental I.
O projeto foi concebido para acontecer dentro da escola, mas, pelo segundo ano consecutivo, as atividades foram adaptadas para aproximar educadores e estudantes até que seja possível retomar às aulas presenciais.

Como qualquer projeto, no entanto, o Geração+ só se consolida quando seus participantes – no caso, professores e professoras – aceitam o convite para realizar as ações por ele proposto. Antes disso, é só uma ideia.

O marco inicial se dará com o primeiro encontro de formação, que este ano será realizado virtualmente na primeira quinzena de maio, logo após a entrega dos materiais didáticos. Os professores receberão um kit contendo o Caderno do Professor e exemplares do Caderno do Estudante para cada um dos seus alunos e alunas.

Todos os temas do projeto terão recursos didáticos complementares, como videoaulas para os professores e estudantes, referências bibliográficas e audiovisuais e a equipe da Central de Relacionamento à disposição durante todo o percurso do projeto. E, assim que as aulas retornarem presencialmente, as escolas receberão a visita da equipe do projeto e insumos para colaborar na implementação das ações de intervenção.

Os temas abordados no Geração+ são essenciais à vida humana:
• Fauna e Flora: As pequenas e grandes maravilhas da vida
• Gestão de Resíduos Sólidos: Para onde vai tudo isso?
• Energia Elétrica: A gente sabe como isso é importante
• Lazer e Segurança: Diversão e responsabilidade para todos

O percurso é orientado por perguntas e as crianças são demandadas a observar, formular perguntas, argumentar, organizar informações, expor suas ideias, planejar e realizar ações de intervenções para deixar o mundo melhor.

Ao longo do projeto, será ensinado às crianças que os recursos do planeta são patrimônio de todos os seus habitantes, que o conhecimento amplia a capacidade de atuação em todas as instâncias da vida e que as ações coletivas são mais poderosas que as ações individuais.

Professores sabem que ensinar algo novo é como conceder um poder. E uma das formas mais bonitas de usar esse poder é ajudar outras pessoas a ficarem igualmente poderosas. O que pode variar é precisamente as escolhas que cada um fará em cada situação: ser parte do problema ou das soluções conhecidas para o problema.

Leave a reply

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *