Agosto repleto de muitos aprendizados e experiências enriquecedoras para as escolas participantes do Geração+ em 2024

30/08/2024

O início do segundo semestre foi intenso de atividades proporcionadas pelo Geração+. Em agosto, as 12 escolas participantes do projeto em 2024 nos municípios paulistas de Anhembi, Ibitinga, Jaú e Pederneiras receberam o kit Fauna e Flora e o kit Resíduos Sólidos, que são parte dos recursos didáticos disponibilizados pelo projeto (leia mais aqui). Além disso, ao longo do mês foram realizados os segundos encontros de formação com os professores – no formato  online com participantes de Anhembi, Ibitinga, Pederneiras e no formato presencial em Jaú. 

Nesse segundo encontro o tema abordado foi a Aprendizagem Baseada em Projetos, metodologia proposta pelas explorações do material didático do Geração+. Além de conteúdo teórico, foram apresentadas ideias e ações executadas em anos anteriores para inspirar. A educadora Marô Camargo, que conduziu os encontros, explica que a escolha desse tema para o segundo momento de formação foi estrategicamente pensada e planejada para coincidir com a entrega das composteiras e dos insumos para a montagem do berçário de mudas nas escolas. 

“É o início da etapa mais mão na massa do Geração+, na qual os participantes vão vivenciar de fato o conceito de ciclos e ter uma visão sistêmica da jornada do projeto. Debatemos as atividades já realizadas nesses primeiros meses relacionadas ao tema da biodiversidade, da exploração dos biomas, das observações da fauna e flora existentes no entorno da escola e os educadores compartilharam as descobertas feitas, se as plantas e árvores encontradas são nativas ou não, e sobre a estrutura da escola, como os jardins e hortas são cuidados e que intervenções podem ser feitas”, afirma.  

Visitas às escolas 

Junto com a entrega dos kits, as escolas receberam a visita do gestor ambiental e permacultor Diego Rizzo Vieira, que conduziu oficinas para a implementação da composteira e orientou sobre a montagem do berçário de mudas de hortaliças e temperos com a participação de professores e alunos. “Durante a oficina a composteira é montada e as minhocas recebem a primeira alimentação com resíduos orgânicos. Eu explico quais são os cuidados semanais necessários e sugiro aos professores que combinem com as crianças os momentos de alimentar as minhocas e decidir o que será feito com o resultado deste trabalho, o adubo, se será direcionado para o jardim ou horta da escola ou outro espaço da comunidade”, explica Diego. Segundo ele, a atividade com as mudas é complementar à compostagem com minhocas, pois as crianças têm a oportunidade de presenciar o ciclo da vida se completar a partir do crescimento de novas plantas. “Eu costumo dizer que ‘do húmus viemos, ao húmus voltaremos’, pois húmus, adubo e terra preta são a base da vida. Semear é uma oportunidade única de experimentar, observar e aprender sobre a natureza e sobre o fenômeno da vida.”

Toda essa jornada pedagógica do Geração+ tem como propósito ensinar às crianças a identificarem e reconhecerem os 7 Rs da sustentabilidade – Repensar, Recusar, Reduzir, Reparar, Reutilizar, Reciclar, Reintegrar –  para que possam praticá-los adotando hábitos de consumo mais conscientes para a redução do desperdício. “A composteira facilita o entendimento do conceito de ciclo, pois as crianças veem isso acontecendo. A comida que seria descartada vira alimento para a horta e o que está na horta vai para a mesa. Elas também passam a reparar melhor no que consomem e entendem que a comida também pode ser reciclada”, explica Marília Mendes, coordenadora do Geração+. 

Mãos na terra para cultivar o alimento e um futuro sustentável

Os alunos da professora especialista em Educação Ambiental Ana Clara Martins Ribeiro Mininel, da EMEF Monsenhor Celso, Pederneiras (SP), estão animados com o crescimento das mudas de couve manteiga. “Durante o plantio e cuidado com as mudas, é notável a preocupação das crianças com esta forma de vida tão pequena e com a admiração delas de que o que elas estão plantando servirá de alimento para muitas famílias que são vulneráveis na comunidade. Um dos meus alunos, de apenas oito anos, chegou a falar que ‘se depender de mim, ninguém mais vai passar fome’. A atividade é uma excelente forma de ensinar consciência ambiental, responsabilidade, paciência, planejamento visual, gosto pela alimentação saudável”, relata Ana Clara. 

Já a turma do 3º ano da professora Sandra Ferreira, da EMEF Antônio Waldomiro, em  Jaú (SP), iniciou a montagem do berçário de mudas semeando hortelã. “Foi um momento marcante para as crianças. Primeiramente nós conversamos sobre a importância de se ter algumas ervas em nossas casas e muitas relataram que já tinham visto na casa da avó. Mas a maioria não conhecia as propriedades terapêuticas da hortelã. Com as mudas vamos fazer uma horta vertical suspensa e plantar outras plantas medicinais”, conta a professora. De acordo com ela, além de divertida, a atividade proporcionou a apropriação de conhecimento teórico. “Mexer na terra, plantar, cuidar e acompanhar o ciclo natural deveria fazer parte de nossa rotina. Momentos como esse tornam o projeto Geração+ significativo e essencial para um futuro sustentável.”

Confira mais alguns depoimentos

Minha classe está cuidando da caixa de compostagem da escola. Estamos responsáveis por observar e realizar as devidas manutenções da caixa. Abastecemos com restos e sobras de frutas e verduras e colocamos folhas secas para absorção dos líquidos. Está sendo muito construtivo, pois a atividade coincidiu com o conteúdo do livro didático de Ciências referente aos componentes do solo e produção de húmus através da compostagem. A experiência está sendo muito significativa para o processo de ensino e aprendizagem da minha turma, pois engloba diversos conhecimentos na contribuição de alunos e cidadãos conscientes e atuantes na preservação do meio ambiente, repassando hábitos para família e consequentemente para toda comunidade escolar. Professora Moniqui Forlani de Aro, EMEF Professor Mário Romeu Pelegrino, Jaú (SP)

Como educadora achei muito proveitosa a visita do Diego, pois foi um assunto que interessou muito as crianças. Elas ficaram muito envolvidas e animadas com a ideia de cuidar do minhocário, alimentando as minhocas. Diego se mostrou muito paciente com os alunos, explicou tudo de forma clara, com uma linguagem lúdica, para que eles  conseguissem entender de forma fácil o assunto abordado. Ele usou muito a linguagem musical para envolver, cantou algumas músicas para facilitar o entendimento e o aprendizado. A visita foi muito proveitosa. Professora Mariana Paulucci, EMEF Prof. Mário Romeu Pelegrino, Jaú

Os alunos do 3°ano B do Projeto Crescer em Ibitinga tiveram uma experiência incrível ao receber o kit Berçário de Mudas do projeto Geração +. Após uma roda de conversa sobre os conhecimentos prévios dos alunos, onde foram levantadas questões sobre a produção de mudas, eles conheceram as sementes de hortelã e ficaram encantados com o seu tamanho minúsculo. Em seguida, foram plantar as sementes. Por fim, desejaram coisas boas e mandaram muita energia positiva para as futuras mudas. Professora Priscila Valente, Projeto Crescer, Ibitinga

Foto: Alunas da EMEF Antônio Waldomiro, Jaú, professora Patrícia Del Bianchi

Leave a reply

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *