O percurso Fauna e Flora do Geração+ é finalizado com um projeto para melhorar a escola: a criação de um jardim ou horta. Nós já mostramos como foi esse processo nas escolas de Barra Bonita – e os resultados encantadores do envolvimento de professores, alunos, comunidade e colaboradores. Chegou a hora de conhecer os jardins e hortas das escolas participantes do Geração+ em Ibitinga. Na cidade, a implementação desses espaços contou com a colaboração da floriculturista Adriana Campiteli Toledo e da jardineira Lucineide Rezende da Silva. Vem com a gente!
EMEF Professora Dinah de Mello Campos
Todo mundo colocou a mão na massa – ou melhor, na terra! – durante a oficina de plantio do jardim. As crianças foram orientadas pela floriculturista Adriana Campiteli Toledo e pela jardineira Lucineide Rezende da Silva.
Para complementar os aprendizados do percurso Fauna e Flora, os alunos do 2º ano da professora Ívea Arenare fizeram uma pesquisa científica. E, assim como fazem os cientistas, realizaram uma “coleta de bichinhos”! Veja mais sobre a pesquisa aqui. Também teve festa com o Geração+! Durante a 7ª Festa da Primavera de Ibitinga, as crianças apresentaram danças inspiradas na fauna e na flora para cerca de 2 mil pessoas. Foi uma forma de incentivar a cultura do cuidado com o meio ambiente na comunidade. Veja mais sobre a Festa aqui.
EMEF Professora Francisca Simões
Durante a exploração do entorno da escola, os estudantes descobriram que tipos de plantas existem na vizinhança e encontraram alguns espaços com cultivos – entre eles, capim cidreira, boldo e tomate. Na oficina de plantio do jardim, conduzida pela floriculturista Adriana Campiteli Toledo e pela jardineira Lucineide Rezende da Silva, os alunos e alunas foram ensinados sobre as maneiras corretas de cultivar as diferentes espécies que a escola recebeu, que são atraentes para agentes polinizadores.
EMEF Professora Maria Lúcia Geretto Caldas
As atividades começaram com a exploração da fauna e flora que habita o entorno da escola. Na EMEF Professora Maria Lúcia Geretto Caldas, a implementação do jardim e da horta fizeram parte de um projeto maior de revitalização que envolveu toda a comunidade e resultou também na criação de uma sala de leitura. O jardim foi implementado na entrada da escola, para deixar o espaço mais alegre e servir de abrigo para agentes polinizadores, assim como a horta, plantada em pneus coloridos reaproveitados.
EMEF Professora Sandra Regina Siviero
Os alunos e alunas da EMEF Professora Sandra Regina Siviero fizeram mais do que ajudar a plantar as mudinhas da horta: eles fizeram os próprios canteiros! Depois de explorar o entorno da escola e aprender sobre a fauna e flora da região, as turminhas do 2º e 3º ano participaram de uma oficina na qual customizaram os pneus que serviriam como canteiros para parte das mudas. Teve até escultura de pneu em formato de sapo!
EMEFEM Professor Benedito Teixeira de Macedo
Todos os estudantes do Ensino Fundamental I se mobilizaram na implementação do jardim e da horta. Orientados pela floriculturista Adriana Campiteli Toledo e pela jardineira Lucineide Rezende da Silva, os alunos e alunas plantaram as mudinhas em pneus.
O percurso Fauna e Flora da EMEFEM Professor Benedito Teixeira de Macedo também teve exploração do entorno da escola, palestras sobre a natureza da região e sobre preservação das margens de rios e visita à nascente Cruz do Cigano. Veja mais sobre o percurso aqui.
Leave Your Reply