Você já conheceu os jardins e hortas realizados com o apoio do Geração+ durante o percurso de Fauna e Flora nas escolas de Ibitinga e de Barra Bonita. Chegou a hora de ver como ficaram os de Caconde – e, de quebra, saber um pouco mais sobre as explorações do tema na cidade. Lá, a implementação dos jardins e hortas contou com a colaboração da jardineira Lilian de Carvalho.
Dá só uma olhada!
EMEB Doutor Cândido Lobo
Rolou muita, mas MUITA coisa no percurso Fauna e Flora na EMEB Doutor Cândido Lobo. E ao invés de uma horta e um jardim, lá foram construídos uma horta e um viveiro – espaço no qual as mudinhas são produzidas. E foram os próprios alunos e alunas que plantaram as sementinhas. Mais tarde, as crianças também foram as responsáveis pela primeira colheita de alface e temperos plantados na horta. Veja mais sobre a primeira colheita aqui.
E olha que as atividades ligadas a horta e viveiro foram só uma parte do que a escola fez no percurso. Lá teve palestra em praça pública com os profissionais da Casa da Agricultura (da qual também participaram os alunos e alunas da EMEB Ernesto Cardoso de Paiva), visita a museu fazenda, ação para colocar plaquinhas nas árvores próximas à escola e até aluna fazendo horta com garrafa pet em casa!
EMEB Ernesto Cardoso de Paiva
A implementação do jardim contou com a empolgação das crianças desde a chegada das mudas. Elas até mesmo ajudaram a descarregar o carro de Silvano Aparecido Ferreira, da Casa da Agricultura. O próprio Silvano deu uma oficina para ensinar aos estudantes sobre os diferentes tipos de plantios e a melhor forma de cuidar de cada espécie.
Para ampliar os conteúdos do percurso, alunos e alunas do 2º e 4º ano visitaram o Parque Municipal da Mogiana, que fica em Guaxupé (MG). Durante o passeio, eles fizeram uma trilha ecológica e puderam conhecer várias espécies de plantas enquanto exploravam o local. Veja mais sobre o passeio aqui.
All comments (1)
Maria Mello
Muitas realizações e aprendizado sempre com esse projeto 😍
Reply