Geração + encerra 2023 com ações interdisciplinares de consciência ambiental

22/12/2023

O fim do projeto foi marcado pelo último encontro com professores e gestores

Lutar em defesa do meio ambiente, promover a reflexão sobre a importância do planeta e desenvolver iniciativas para uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais. Foram esses alguns dos objetivos que permearam as ações do Geração+ nesse ano que se encerra.

Com o compromisso de educar para a sustentabilidade, a 6ª edição do projeto Geração + chega ao fim, junto ao encerramento do ano letivo.

Em 2023, a iniciativa da AES Brasil contou com parcerias firmadas com as Secretarias Municipais de Educação dos municípios paulistas de Santa Maria da Serra, São Pedro e Barra Bonita, e Diretoria Municipal de Educação de São Manuel. As ações do projeto foram levadas para 12 escolas da rede pública dessas cidades, envolvendo mais de 200 professores e aproximadamente 3 mil estudantes, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O fim do projeto foi marcado pelo último encontro com professores e gestores, com encerramento da edição, realizado em cada um dos municípios nas últimas semanas.

A professora, pesquisadora e palestrante Marô Camargo, que há quase 20 anos atua como formadora de formadores, falou sobre Avaliação, convidando os participantes a refletirem sobre o conceito e importância de uma educação transformadora. “É um projeto que não acaba. O formato se encerra hoje, mas são temas importante de serem levados para a vida toda: sustentabilidade, meio ambiente e cuidados com o nosso planeta”, destacou.

Além disso, as professoras e os professores apresentaram os resultados conquistados em 2023, e algumas práticas adotadas que permanecerão dentro de toda comunidade escolar. “As práticas começaram dentro da sala de aula, mas se expandiram para toda a comunidade. As famílias dos alunos também passaram a ter uma maior consciência a respeito da preservação ambiental com o projeto”, disse Samanta Campana, professora da EMEF Prof. Reverendo Gutenberg de Campos, de Barra Bonita.

Foi possível também notar a mudança no comportamento dos estudantes, segundo ela. “Quando eles mesmos plantam, cuidam e se envolvem, eles passam a observar mais o entorno de onde estão inseridos. Para crescer, florescer, tem que cuidar. E essa foi uma reflexão que se estendeu para outras áreas da vida. Os alunos mudaram o olhar sobre a forma de fazer as coisas, agora eles tem mais perspectivas”, disse a professora.

Foram dezenas de explorações e diversas boas histórias. Na EMEF Prof Alzira Kruguer Guther, também de Barra Bonita, os resultados foram observados de maneira multidisciplinar, com a formação integral do ser humano, um dos objetivos presentes na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e contemplados nas atividades do projeto. “As descobertas do alunos nos deixaram muito felizes, porque eles aprenderam na teoria, mas vivenciaram integralmente na prática. A cada atividade desenvolvida, nós buscamos desenvolver diversas competências aos nossos alunos. E eles mostraram um espírito de colaboração muito efetivo no dia a dia”, contou o professor Vitor Pinheiro Chiaramonte.

Na última visita às escolas participantes do Geração +, o gestor ambiental e facilitador da oficina de compostagem, Diego Rizzo Vieira, recebeu o feedback dos próprios estudantes em relação ao projeto. Ele percebeu que todos as crianças de todas as escolas gostaram muito de realizar as atividades propostas no material didático oferecido pelo Geração +. “‘Esse projeto é necessário porque estão acabando com as árvores’, me disse uma das estudantes do 5º ano A da EMEF Profª Alzira Kruguer Guther”, contou.

O Geração+ agradece a todos e todas que participaram dessa edição do projeto ou que contribuíram de alguma forma para a realização das suas atividades. A caminhada em direção à educação pela sustentabilidade continua! Em 2024, estaremos de volta!

Leave a reply

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicações Recentes
Publicações relacionadas