Instituído pela Organização das Nações Unidas, o Dia Mundial do Meio Ambiente celebra o início, em 5 de junho de 1972, da Conferência de Estocolmo sobre o Ambiente Humano e a criação, na mesma data, do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). Em 2020, o foco do Dia Mundial do Meio Ambiente foi biodiversidade – um assunto que tem tudo a ver com o Geração+. Dá só uma olhada no que algumas professoras participantes do Geração+ fizeram para marcar essa data!
OUROESTE
A professora Adriana Ribeiro de Vasconcelos, da EMEI Nair Rosa Corado, está ensinando seus aluninhos e aluninhas sobre meio ambiente com uma atividade clássica: plantar feijão! Tudo começou antes da pandemia da COVID-19, quando as escolas ainda estavam abertas. Adriana contou às crianças a história de João e o Pé de Feijão e as convidou a plantar feijões em caixas de leite para explorar o reaproveitamento de materiais que, de outra forma, seriam descartados. A ideia era acompanhar o crescimento dos feijões, mas com o isolamento social foi preciso readequar os planos.
Com a proximidade do Dia Mundial do Meio Ambiente, Adriana enviou aos pais um vídeo que aborda o cuidado com o meio ambiente, descarte correto do lixo e reciclagem, e outro ensinando a plantar feijão em vaso de pet. Então, pediu aos pais que auxiliassem as crianças a plantar seus feijõezinhos em garrafas pet – teve até vasinho personalizado!
A próxima etapa da atividade aborda a importância da água e de sua conservação. Adriana enviou um vídeo sobre por que precisamos economizar a água e a história “O Mundinho”, sobre os impactos da ação do homem no meio ambiente. E, para que as crianças internalizem que é possível reaproveitar recursos e o quanto isso ajuda na preservação do meio ambiente, elas estão regando seus pezinhos de feijão reutilizando a água da lavagem dos alimentos.
Nas próximas etapas da atividade, as crianças construirão brinquedos reutilizando materiais recicláveis.
SABINO
As professoras dos 5º anos da EMEF Despertando para a Vida não podiam deixar o Dia Mundial do Meio Ambiente passar em branco! E a maneira que encontraram para marcar a data foi mostrar aos estudantes um vídeo relacionado ao tema. As crianças, por sua vez, enviaram vídeos e fotos do que elas fazem no dia a dia para contribuir com o meio ambiente – regar as plantinhas do quintal, cuidar da horta, plantar sementinhas de melão…
PROMISSÃO
Durante a semana que antecede o Dia Mundial do Meio Ambiente, as professoras da EMEIF Cantinho do Céu trabalharam o tema e, como tarefa, pediram aos alunos do 2º ao 4º ano que enviassem vídeos e relatos daquilo que já fazem em casa e que contribui para a preservação da natureza.
Como a escola fica num assentamento da reforma agrária, as famílias dos estudantes já tinham, eu sua maioria, o hábito de enterrar os resíduos sólidos e reutilizar os orgânicos na alimentação dos porcos. Depois que o Geração+ chegou à escola, e com o apoio de outros órgãos que trabalham pela preservação do meio ambiente, tanto as crianças quanto seus pais começaram usar os resíduos em outros lugares, como em hortas e plantações e na reciclagem.
Já os alunos e alunas da EMEF Professora Aurélia Moreira de Barros fizeram desenhos em homenagem ao Dia do Meio ambiente.
Busca
Publicações Recentes
-
Livro digital com desenhos de estudantes marca o encerramento de mais uma edição do Geração+
21/12/2024 -
Aprendizados de 2024: escolas participantes da 7ª edição do Geração+ compartilham como foi a jornada do projeto ao longo do ano
30/11/2024 -
Geração+ desvenda a Energia Elétrica: da teoria à prática com kits de robótica para montar mini geradores eólicos
31/10/2024
Leave Your Reply