Em cada escola, as explorações do percurso Fauna e Flora são finalizadas com um projeto para cuidar melhor das plantas e dos pequenos animais da escola: a construção de jardins e hortas. Mas isso não acontece de uma hora para a outra. É preciso escolher um bom lugar, pesquisar sobre as plantas e os pequeninos animais que se quer atrair, quais serão os objetivos da horta (se é fornecer alimentos para a cozinha da escola, se é embelezar o espaço), planejar bem para daí então plantar. E esse é só o início: é preciso cuidar para que a horta ou jardim esteja sempre verdinho e saudável.
Foi um processo enriquecedor e desafiador para todo mundo que participou do Geração+ em 2018. Dá só uma olhada como foi essa jornada em Barra Bonita! Na cidade, a implementação dos jardins e hortas contou com a colaboração do floricultor Luiz Henrique Vicentim.
EMEF Doutor Fernando Costa
Para começar o percurso, os alunos e alunas exploraram a fauna e flora da escola. Depois, acompanharam todo o processo de criação do jardim durante uma oficina realizada com o floricultor Luiz Henrique Vicentim, na qual também aprenderam como plantar e cultivar as espécies escolhidas para o projeto. Para completar a reflexão sobre fauna e flora, os estudantes do 4º ano elaboraram cartazes em papel pardo para o projeto Verde é Vida, do Rotary Club da cidade, vinculando a atividade aos estudos do Geração+.
Exploração da fauna e flora do entorno da escola
Exploração da fauna e flora do entorno da escola
Exploração da fauna e flora do entorno da escola
Exploração da fauna e flora do entorno da escola
Exploração da fauna e flora do entorno da escola
Exploração da fauna e flora do entorno da escola
Exploração da fauna e flora do entorno da escola
Exploração da fauna e flora do entorno da escola
Exploração da fauna e flora do entorno da escola
Exploração da fauna e flora do entorno da escola
Exploração da fauna e flora do entorno da escola
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Jardim da EMEF Doutor Fernando Costa
Jardim da EMEF Doutor Fernando Costa
Jardim da EMEF Doutor Fernando Costa
Jardim da EMEF Doutor Fernando Costa
Cartazes para o projeto Verde é Vida
Cartazes para o projeto Verde é Vida
Cartazes para o projeto Verde é Vida
EMEF Professor Alberto Arradi
Lembra da escolha do local adequado, que falamos lá em cima? Pois é, na EMEF Professor Alberto Arradi essa foi uma questão importante na implementação do jardim de ver e comer. A primeira escolha teve que ser mudada, porque daria problemas de infiltração nas salas de aula. Os estudantes e a direção decidiram por um novo espaço para colocar os canteiros, em torno dos pilares da escola – que ficaram com uma cara completamente diferente! As crianças receberam o floricultor Luiz Henrique Vicentim, que mostrou a elas como plantar e cuidar das mudinhas.
EMEF Professor Reverendo Gutenberg de Campos
Nesta escola, o jardim é um pouco diferente: vertical, com as mudinhas plantadas em vasos. Durante a oficina para construção do espaço, as crianças puderam aprender as diferentes formas de plantio de cada muda e seus cuidados. Para fazer a manutenção do jardim vertical, a escola adotou a rotina de a cada dia uma sala ser responsável por verificar como estão as plantas e se precisam de algum cuidado.
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Jardim da EMEF Professor Reverendo Gutenberg de Campos
Jardim da EMEF Professor Reverendo Gutenberg de Campos
Jardim da EMEF Professor Reverendo Gutenberg de Campos
Jardim da EMEF Professor Reverendo Gutenberg de Campos
Jardim da EMEF Professor Reverendo Gutenberg de Campos
Jardim da EMEF Professor Reverendo Gutenberg de Campos
Rega do jardim da EMEF Professor Reverendo Gutenberg de Campos
Rega do jardim da EMEF Professor Reverendo Gutenberg de Campos
Rega do jardim da EMEF Professor Reverendo Gutenberg de Campos
Rega do jardim da EMEF Professor Reverendo Gutenberg de Campos
Rega do jardim da EMEF Professor Reverendo Gutenberg de Campos
Rega do jardim da EMEF Professor Reverendo Gutenberg de Campos
Rega do jardim da EMEF Professor Reverendo Gutenberg de Campos
Rega do jardim da EMEF Professor Reverendo Gutenberg de Campos
Rega do jardim da EMEF Professor Reverendo Gutenberg de Campos
Ainda no percurso Fauna e Flora, os alunos e alunas visitaram o Sítio Graminha, que pertence à família da colega Beatriz. Eles puderam explorar todo o espaço e descobriram muitos insetos, folhas diferentes, animais de criação e árvores frutíferas. Foi a primeira experiência de alguns deles em um sítio! Veja mais sobre a visita aqui.
EMEF Professora Alzira Kruger Guther
O percurso começou com os alunos e alunas explorando o entorno da escola para registrar as descobertas sobre a fauna e flora. No espaço em que a horta seria construída, os estudantes participaram de uma atividade em que personalizaram um vasinho e plantaram nele uma muda, junto com a família, para depois levar à escola. Cada plantinha tinha uma história, e os alunos fizeram relatórios para poder contar aos colegas com quem haviam plantado e qual era a espécie escolhida. A horta da EMEF Professora Alzira Kruger Guther foi feita em vasos, que foram espalhados por toda a escola.
Exploração do entorno da EMEF Professora Alzira Kruger Guther
Exploração do entorno da EMEF Professora Alzira Kruger Guther
Exploração do entorno da EMEF Professora Alzira Kruger Guther
Exploração do entorno da EMEF Professora Alzira Kruger Guther
Exploração do entorno da EMEF Professora Alzira Kruger Guther
Exploração do entorno da EMEF Professora Alzira Kruger Guther
Mudinhas plantadas pelos alunos e trazidas para a escola
Mudinhas plantadas pelos alunos e trazidas para a escola
Mudinhas plantadas pelos alunos e trazidas para a escola
Mudinhas plantadas pelos alunos e trazidas para a escola
Mudinhas plantadas pelos alunos e trazidas para a escola
Mudinhas plantadas pelos alunos
Mudinhas plantadas pelos alunos
Mudinhas plantadas pelos alunos
Mudinhas plantadas pelos alunos
Oficina para implementação da horta com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para implementação da horta com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para implementação da horta com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para implementação da horta com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para implementação da horta com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para implementação da horta com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para implementação da horta com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para implementação da horta com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para implementação da horta com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para implementação da horta com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para implementação da horta com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para implementação da horta com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para implementação da horta com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para implementação da horta com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para implementação da horta com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para implementação da horta com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para implementação da horta com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Outra atividade interessante foi a Banca de Palpites. Tudo começou após a visita do colaborador e engenheiro florestal José Tiago do Nascimento, que conversou sobre a fauna e flora de Barra Bonita e deixou uma lista de plantas e animais da região. A partir desta lista, os professores criaram uma atividade de pesquisa que mobilizou toda a escola. Funcionou assim: cada turma estudava um animal ou planta, elaborava 5 dicas sobre ele e as espalhava pela escola, uma dica por dia da semana. A cada quinta-feira, os estudantes apresentam suas hipóteses na “banca de palpites” e, na sexta-feira, o nome do animal ou planta era revelado. O primeiro animal foi a onça parda, e quem descobriu foi o aluno Pedro, do 3º ano. Também teve investigação sobre queixada (porco-do-mato) e capivara, entre outras espécies da região. Veja mais sobre a Banca de Palpites aqui.
EMEF Professora Mariana Gonçalves Dias
O percurso começou com os pequenos do 2º ano, que ficaram empolgados com a exploração do jardim da escola. Foi uma atividade interessante para preparar as crianças para a oficina de implementação do jardim em pneus. Para marcar o encerramento das atividades do Geração+, a professora Márcia Gaziro, do 1º ano, montou uma peça de teatro com o tema “O Jardim de Ceci”, que abordou o cuidado que todos devemos ter com o meio ambiente.
Exploração do entorno da EMEF Professora Mariana Gonçalves Dias
Exploração do entorno da EMEF Professora Mariana Gonçalves Dias
Exploração do entorno da EMEF Professora Mariana Gonçalves Dias
Exploração do entorno da EMEF Professora Mariana Gonçalves Dias
Exploração do entorno da EMEF Professora Mariana Gonçalves Dias
Registro da exploração do entorno da EMEF Professora Mariana Gonçalves Dias
Registro da exploração do entorno da EMEF Professora Mariana Gonçalves Dias
Registro da exploração do entorno da EMEF Professora Mariana Gonçalves Dias
Registro da exploração do entorno da EMEF Professora Mariana Gonçalves Dias
Registro da exploração do entorno da EMEF Professora Mariana Gonçalves Dias
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Oficina para criação do jardim com o floricultor Luiz Henrique Vicentim
Peça apresentada pelo 1º ano sobre meio ambiente
Peça apresentada pelo 1º ano sobre meio ambiente
Peça apresentada pelo 1º ano sobre meio ambiente
Peça apresentada pelo 1º ano sobre meio ambiente
Busca
Publicações Recentes
Publicações relacionadas
-
Minhocas dormem?
15/05/2018 -
Sustentabilidade criativa
29/09/2023 -
Vamos melhorar nossa escola? Os jardins e hortas de Caconde
17/01/2019
Leave Your Reply