Dia da Árvore e a chegada da Primavera movimentaram escolas e estudantes em dezenas de ações em prol do meio ambiente

30/09/2024

Setembro é um mês movimentado para a Educação Ambiental, repleto de iniciativas que buscam reforçar a importância da preservação do meio ambiente e a conscientização das novas gerações sobre a sustentabilidade. Um dos principais marcos de setembro é o Dia da Árvore, celebrado no dia 21, às vésperas da chegada da primavera. Essa data tem um simbolismo profundo, pois coincide com o período de renovação da natureza, quando muitas árvores florescem, representando um ciclo de vida e crescimento. As escolas, em especial, utilizam essa ocasião para desenvolverem atividades que vão além do currículo e das explorações propostas por projetos como o Geração+, promovendo o plantio de árvores, oficinas de reciclagem, palestras sobre biodiversidade e ações de reflorestamento.

Essas atividades não só incentivam o contato dos estudantes com a natureza, mas também os ajudam a compreender a importância das árvores para o equilíbrio ambiental. Ao plantar uma muda, por exemplo, os estudantes se envolvem diretamente no processo de recuperação de áreas verdes, entendendo na prática os conceitos de sustentabilidade e conservação ambiental. 

“A celebração do Dia da Árvore nas escolas é essencial, pois vai além da simples comemoração. Ela reforça a importância das árvores para o meio ambiente e desempenha um papel crucial na formação de cidadãos conscientes, responsáveis e engajados com a sustentabilidade e a preservação da natureza”, destaca Marília Mendes, coordenadora do Geração+. Ela conta que uma das atividades de “Fauna e Flora” do projeto visa mostrar como a arte pode ajudar a retratar a natureza e valorizar a biodiversidade local. A proposta inclui a apresentação e a releitura de obras brasileiras importantes, como “Manacá da Serra”, de Tarsila do Amaral, de 1928. 

A Arte como ferramenta de Educação Ambiental

Na EMEF Monsenhor Celso, em Pederneiras (SP), a professora Ana Clara Martins Ribeiro Mininel, especialista em Educação Ambiental, uniu esforços com o professor de música Rafael Frascareli em um projeto especial. Juntos, ensaiaram a música “Dia da Árvore”, de Carla Nunes, que foi apresentada pelos alunos na escola, unindo arte e conscientização ambiental.

Em Jaú (SP), na EMEF Professora Daltyra de Toledo Castro, os alunos da professora Flavia Fernanda Furqui Canela de Godoy confeccionaram cartazes destacando a importância de cuidar do meio ambiente e criaram a carteirinha de “Protetores das Árvores”. Para aprofundar o estudo da Fauna e Flora brasileira, os estudantes realizaram uma atividade de pintura inspirada na obra “Manacá da Serra”, de Tarsila do Amaral. A professora surpreendeu os alunos ao trazer uma muda de manacá-da-serra, que foi plantada em um vaso após a atividade artística, conectando teoria e prática de forma significativa.

Contato com a Natureza

Ainda em Jaú, na EMEF Professor Antonio Waldomiro de Oliveira, as crianças do 2º ano, sob a orientação da professora Patrícia Del Bianchi, plantaram uma tamareira. “Cuidar do meio ambiente é um ato de amor e responsabilidade, não apenas para nós, mas para todos que virão depois. Com essas atitudes, nossos estudantes demonstram que entendem a importância de preservar o planeta e construir um futuro melhor para todos”, celebra Patrícia. Ela conta que para celebrar a chegada da primavera as crianças plantaram sementes de girassol e montaram um canteiro especial, promovendo, de forma lúdica, conexão com a natureza e a importância de cuidar do meio ambiente. 

Um passeio ao horto municipal com os estudantes do 3º ano teve como objetivo proporcionar o contato com a natureza e refletir sobre sua importância para a cidade. “Conhecemos a mata ciliar do local e a guia do passeio nos falou sobre sua importância e lembrou do último alagamento que a cidade sofreu, onde a mata ciliar ajudou no escoamento da água, comparando a locais onde ela não está presente e que sofreu com a enchente por vários dias. As crianças conheceram algumas árvores como pau Brasil e peroba Rosa, a maioria nunca tinha visto. Após o passeio, discutimos sobre a preservação das árvores e da mata ciliar “, conta a professora Sandra Ferreira. Os estudantes do 5º ano, orientados pela professora Najla Reys Cabral de Vasconcellos, plantaram duas mudas de perobas rosa, árvore símbolo do município, além de uma muda de ipê roxo e outra de laranjeira. 

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