Por que educar para o desenvolvimento sustentável neste momento desafiador? Com esse questionamento como pano de fundo, os professores participantes do Geração+ em 2022 se reuniram no mês de agosto para o 2º Encontro de Formação, que teve como tema “Os 5 Ps da Sustentabilidade”. Além de abordar as dimensões de educar para o desenvolvimento sustentável e sua importância no contexto atual, a formação teve como objetivos estimular a troca de experiências para cocriar as ações do Geração+ nas escolas e auxiliar os professores a identificar recursos, desafios e oportunidades do projeto. Os encontros ocorreram em cada um dos cinco municípios paulistas do Geração+ em 2022: Iacanga (15 de agosto), Bariri (16), Pederneiras (17), Boraceia (22) e Arealva (23).
Em 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias. A Agenda 2030 consiste em uma Declaração, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as 169 metas, uma seção sobre meios de implementação e de parcerias globais e um arcabouço para o acompanhamento e revisão. “O Geração+ se conecta com a Agenda 2030, contribuindo para o cumprimento de uma das metas do ODS Educação de Qualidade (4), que visa garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover a sustentabilidade”, explica Marília Mendes, coordenadora do projeto.
Além de levar o tema “Os 5 Ps da Sustentabilidade”, o encontro teve como intuito promover um intenso e rico debate entre os professores para que, juntos, pudessem pensar em ações práticas para o projeto Geração+. Para tanto, após uma apresentação sobre a Agenda 2030 e os 17 ODS, os professores participaram de uma dinâmica conhecida como Café Mundial, um brainstorm participativo em pequenos grupos, em que a cada rodada apenas um membro do grupo permanece na mesa e os outros mudam, fomentando diálogos entre todos os indivíduos e gerando, assim, um diálogo colaborativo. A dinâmica permitiu ampliar as ideias e possibilidades para as ações do Geração+ e auxiliou a sanar dúvidas. “Através do Café Mundial é possível incluir a contribuição de todos e conectar as várias ideias, acessando a Inteligência Coletiva, que pode gerar muitos insights criativos e vislumbrar o poder do grupo na busca de soluções”, explica a educadora Marô Camargo, que conduziu a formação. Ela explica que a atividade ajudou os professores a visualizarem os recursos e potências locais e a pensarem em possíveis parcerias para a realização das atividades.
“Foi muito bom poder compartilhar informações com as equipes das outras escolas participantes. Ficamos bem à vontade para expor nossas ideias, foi uma dinâmica bem-organizada e ao mesmo tempo descontraída”, elogia a professora Ana Clara Martins Ribeiro Mininel, da EMEF Monsenhor Celso, de Pederneiras-SP. Ela destaca ainda a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os 5 Ps da Sustentabilidade e as formas de aplicá-los no dia a dia. Coordenadora pedagógica da EMEF José Ferraz de Souza, em Iacanga-SP, Stela Maris Peres Pierini Gonçalves conta que os alunos estão realizando entrevistas para a exploração sobre usinas e energia elétrica, já estão colocando em prática as atividades de compostagem com a composteira recebida pelo projeto, e ainda fazendo atividades em sala de aula com o tema Fauna e Flora. “Estamos preparando as crianças para o plantio de flores e ervas em um jardim no pátio principal da escola. E dentro do tema Lazer e Segurança faremos visitas a lugares turísticos da cidade. Com este segundo encontro pudemos pensar em diferentes estratégias para o desenvolvimento de todas essas ações”, afirma.
Leave Your Reply