Geração inicia sua 5ª edição em 5 novos municípios e 12 escolas

19/05/2022

É com muita alegria que o Geração+ está começando mais um ciclo de atividades com a participação de cinco novas cidade e 12 escolas. Em sua 5ª Edição, o projeto firmou parceria com as secretarias municipais de Educação dos municípios paulistas de Arealva, Bariri, Boracéia, Iacanga e Pederneiras e será levado para 12 escolas da rede pública dessas cidades, envolvendo mais de 140 professores e 3 mil alunos do 2 ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O início das atividades acontecerá nos meses de maio e junho com a realização da primeira formação dos professores em cada um dos municípios. Na ocasião, o projeto é apresentado aos docentes que, a partir de então, dão início à execução das tarefas propostas no material didático entregue a eles, formado pelo Caderno do Professor e os dois Cadernos do Estudante (2° e 3° anos / 4° e 5° anos). Os Cadernos trazem um conjunto de explorações divididas em 4 temas: Fauna e Flora, Gestão de Resíduos Sólidos, Energia Elétrica, e Lazer e Segurança. A cada exploração, os alunos são motivados e instigados a criar e expor suas ideias, planejar e realizar intervenções de forma a contribuir para um mundo melhor.

Investigar a fauna e a flora da escola, registrando em desenho e palavras todas as plantas e bichos que eles encontrarem, e descobrir que tipo de resíduos são gerados na escola e que destino é dado para cada um deles são alguns exemplos de atividades. Todo esse percurso didático foi pensado e criado de forma a contribuir para que as escolas consigam atingir os objetivos presentes na Base Nacional Curricular Comum (BNCC).

O propósito do Geração+ é ensinar às crianças que os recursos do planeta são patrimônio de todos os seus habitantes, que o conhecimento amplia a capacidade de atuação em todas as instâncias da vida e que as ações coletivas são mais poderosas do que as ações individuais. Desde a sua primeira edição, em 2018, o projeto já esteve presente em 42 escolas de 17 municípios de São Paulo com o envolvimento de 774 professores e 12.344 alunos.

Confira o nome das escolas participantes em 2022

 Arealva: EMEF João Pereira de Souza Leão, EMEFEI Abílio Francisco de Salles

Bariri: EMEF Professor Euclydes Moreira da Silva, EMEF Professora Ângela Maria Prearo Fortunato, EMEF Professora Julieta Rago Foloni, EMEF Professora Rosa Benatti

Boraceia: EMEF Professora Salete Maróstiga

Iacanga: EMEF José Ferraz De Souza

Pederneiras: EMEF João Antônio Carminato, EMEF Monsenhor Celso, EMEF Professora Anna Ruiz Fernandes Furlani, EMEIF Professor Antônio Simões

Leave a reply

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *