Aprendizados de 2024: escolas participantes da 7ª edição do Geração+ compartilham como foi a jornada do projeto ao longo do ano

30/11/2024
A terceira e última formação de professores e professoras do Geração+, realizada entre os meses de novembro e dezembro em todos os municípios participantes de 2024 – Anhembi, Ibitinga, Jaú e Pederneiras -, foi repleta de muita emoção e de trocas. O encontro simboliza o encerramento do projeto com os educadores compartilhando a jornada realizada ao longo do ano, suas conquistas e desafios. Para tanto, cada escola levou uma apresentação do projeto para partilhar. “Além de ser um espaço para que eles mostrem todo o trabalho feito e possam avaliar e celebrar o caminho percorrido, nosso intuito é incentivar a troca de experiências entre escolas e professores, potencializando o impacto do aprendizado coletivo”, explica Marília Mendes, coordenadora do projeto. 
Para enriquecer ainda mais essa troca, a formadora  Marô Camargo abriu o encontro abordando a relação entre neurociência e educação: quais os caminhos percorridos pelos estímulos que recebemos até consolidar uma aprendizagem significativa, de que forma o conhecimento sobre o funcionamento do cérebro pode apoiar o aprimoramento das práticas pedagógicas e de ambientes de aprendizagem. “A neurociência investiga como o cérebro processa informações, aprende, e armazena memórias, oferecendo evidências que podem ajudar educadores a entender melhor as necessidades dos estudantes e a implementar estratégias de ensino e aprendizagem mais eficazes”, destaca a Marô Camargo. 
O encontro também foi um momento em que os professores compartilharam os resultados percebidos a partir da avaliação formativa proposta pelo material didático, que considera o caminho percorrido pelos estudantes e o seu desempenho ao longo do ano. “Fizemos uma reflexão sobre os resultados e relembramos o marco zero proposto no primeiro encontro de formação  com o intuito de saber os conhecimentos dos alunos quando iniciam o projeto e no final da jornada quais aprendizados puderam ser verificados. Os professores puderam perceber que seus alunos aprenderam muito. Tornar a  aprendizagem visível ajuda-os a valorizar o trabalho realizado por eles e a reconhecer a importância do projeto”, explica Marô.
A professora das EMEFs Professor Antônio Waldomiro de Oliveira e Daltyra de Toledo Castro, em Jaú (SP), Kátia Valérya dos Santos Souza, destaca que as explorações e os recursos didáticos do projeto contribuíram para que os estudantes passassem a assimilar mais o momento presente. “As atividades trouxeram uma sintonia diferente para a escola, pois estabeleceu algumas rotinas e responsabilidades, como cuidar das composteiras”, relata. Ao trabalharem o tema lazer e segurança, de acordo com a professora, os estudantes avançaram em questões como a importância do ócio, da disciplina e do cuidado com a saúde mental. “As crianças estão cada vez mais ansiosas, seja pelo uso de telas ou por conta da pandemia vivenciada, então também foi uma oportunidade para adentrarmos nessas questões tão fundamentais”, afirma. 
Kátia ressalta que a gestão das escolas abraçou o projeto e acrescentou aos recursos didáticos já oferecidos: foram adquiridas um manacá da serra e ervas medicinais para serem plantadas nas escolas. Na atividade de criar tinta com borra de café, foram feitas mais duas opções de tinta utilizando cúrcuma e colorau. “O Geração+ é um projeto muito bom, além da qualidade pedagógica, o material didático é belíssimo, as ilustrações chamam a atenção das crianças. Esperamos que o projeto tenha vida longa.” Confira mais alguns destaques levados pelas escolas em suas apresentações de encerramento do projeto

Conexão com a realidade e contexto locais

Os temas do Geração+ e suas explorações incentivam o olhar e o interesse pelo município e para as questões locais. As escolas são estimuladas a adaptar os temas do projeto às suas necessidades e contexto, implementando intervenções que impactem diretamente a comunidade. Pontos importantes relacionados com a vida deles foram abordados. Ao redor de algumas das escolas participantes ocorreram muitas queimadas ao longo do ano e os estudantes perceberam e relacionaram com  meio ambiente. Com Fauna e Flora, passaram a conhecer os conceitos e termos tratados nas explorações e a identificá-los não só no contexto escolar mas também nos ambientes do seu convívio. Com Lazer e Segurança, se apropriaram do tema e identificaram em seu município os locais de lazer frequentados por eles.

Valorização da comunidade e dos saberes locais

Os alunos passaram a cuidar melhor do espaço escolar e despertou neles um senso de pertencimento na comunidade onde vivem. “Os professores relataram o desenvolvimento desse olhar para espaços tanto da escola quanto do entorno – no bairro, na praça, nas ruas da cidade – que passavam despercebidos”, conta a formadora Marô Camargo. Alunos que já possuem algum conhecimento em meio ambiente por terem vivência rural em sítios da família tornaram-se referência para os demais, que passaram a valorizar esses saberes.

Recursos didáticos

Os Cadernos do Professor e do Estudante e os demais recursos didáticos oferecidos pelo projeto foram bastante elogiados pelo seu conteúdo pedagógico e pelo visual com ilustrações diversas e coloridas. O método ativo com aulas dinâmicas tornaram o aprendizado mais envolvente, estimulante e colaborativo. Alinhar os eixos do Geração+ aos conteúdos disciplinares, de acordo com os educadores, foi uma tarefa simples, já que o material do projeto contém temas que fazem parte do currículo.

Interdisciplinaridade

O projeto conecta temas ambientais a outras disciplinas, promovendo uma abordagem transversal. As explorações vieram ao encontro de conteúdos, como flora, fauna, biomas e fontes de energia renováveis e não renováveis, que muitos dos alunos já estavam estudando, mas que aprofundaram esses conteúdos já previstos no planejamento. 

Práticas mais sustentáveis

Ao alinhar teoria e prática e propor uma profunda reflexão e repensar sobre o meio ambiente, o projeto fomentou mudanças comportamentais tanto na escola como em casa relacionados a reaproveitamento dos resíduos e ao uso responsável de energia elétrica. “O tema das questões climáticas é urgente e é fundamental que as crianças possam ser instigadas a perceber o território à volta delas, que aprendam sobre desenvolvimento sustentável e a importância da Amazônia para o mundo”, afirma a professora Kátia.

Depoimentos

“Gostamos muito dos materiais, atividades e palestras. Tudo contribuiu muito na aprendizagem e desenvolvimento dos nossos alunos. A apostila é muito ilustrada e os textos apresentam uma linguagem de fácil entendimento. As atividades propostas promoveram o engajamento de nossos alunos.” EMEF PROF. DR. NIVALDO DIAS DE SOUZA – PEDERNEIRAS (SP)

“O desenvolvimento do projeto levou os alunos a descobrirem a importância do meio ambiente para melhorar a qualidade de vida ao seu redor. O projeto contribuiu muito para a mudança de comportamento dos alunos e a ampliação de conhecimentos relacionados às atividades escolares e consciência social.” ESCOLA DE COMPLEMENTAÇÃO EDUCACIONAL PROJETO CRESCER – IBITINGA (SP)

Durante as aulas os alunos vivenciaram e sentiram sensações que os fizeram entender que são parte do meio em que vivem, tornando- se assim, responsáveis pela preservação e conservação de seu ambiente. Aprenderam o grande valor e a importância de cuidar da Mãe Terra. Preservar o meio ambiente é agir no presente para proteger o futuro. Somos todos Geração+.” EMEF PROFESSOR MÁRIO ROMEU PELEGRINO – JAÚ (SP)

“O projeto contribuiu para repensarmos a nossa prática no sentido de trazer temas que são relevantes para as crianças, que fazem parte do dia a dia e são importantes para o meio ambiente e tudo o que envolve os conceitos trabalhados. Refletimos e, junto com os alunos, também pudemos ampliar conhecimentos. EMEF PROFESSORA ISA ROSA MEIRELES NAME – JAÚ (SP)

 

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