‘O que faz minha luz brilhar como professora(o)?’ Com este convite à reflexão sobre o fazer docente tiveram início os encontros da primeira formação do projeto Geração+. Realizadas nos quatro municípios paulistas participantes de 2024 – Anhembi, Ibitinga, Jaú e Pederneiras – no final de abril e começo de maio, as formações foram conduzidas pela educadora Marô Camargo e reuniram cerca de 80 professoras e professores das 13 escolas envolvidas (veja a lista das escolas de 2024 ao final deste texto) neste novo ciclo do projeto.
Além de apresentar a proposta pedagógica do Geração+, seu material didático e percurso temático, os encontros tiveram como objetivos mostrar as concepções de Educação que orientam o projeto (confira quais são ao final deste texto) e apoiar as professoras e professores a pensarem planos de ação para a realização das atividades propostas utilizando para isso, os ativos locais, ou seja recursos, habilidades, capacidades e talentos que existem dentro da comunidade e que podem ser mobilizados para promover o desenvolvimento e melhorar a qualidade de vida de todos.
“Cada localidade possui suas forças e recursos que podem ser mobilizados para promover mudanças positivas. Nas formações propomos uma reflexão que ajude a identificar quais seriam, que podem ser pessoas ou organizações sociais. Essa construção de relacionamentos e a participação comunitária fortalece o trabalho da escola”, destaca Marília Mendes, coordenadora do Geração+.
Marô Camargo realça o comprometimento com o projeto demonstrado pelos participantes, que apresentaram diversas ideias de ações e parcerias que podem ser feitas, e afirma que a troca de experiência entre todos foi bastante rica. “O olhar do aluno que aprende, a segurança que a escola traz e de ser um apoio para o trabalho docente, a missão de fazer diferente, foram alguns dos elementos trazidos pelos docentes que, de acordo com eles, fazem a sua luz brilhar”, conta.
Materiais didáticos oferecidos
O Geração+ foi organizado em torno de quatro temas – Fauna e Flora; Gestão de Resíduos Sólidos, Energia Elétrico, Lazer e Segurança – e a cada exploração os estudantes são demandados a desenhar, ler, escrever, observar, elaborar perguntas, argumentar, buscar e organizar informações, se comunicar, criar e expor suas ideias, planejar e realizar intervenções. Para isso, o projeto possui diversos recursos didáticos:
– Cadernos para professores e estudantes, com as orientações e descrição das atividades propostas.
– Kit para compostagem, equipamento para transformar resíduos orgânicos em adubo com minhocas.
– Kit plantio, com insumos para os estudantes montarem um berçário de mudas de hortaliças e temperos.
– Kit criativo, materiais diversos para os estudantes criarem obras de arte sobre os espaços de lazer da cidade e sua utilização segura.
“O encontro inicial foi bastante produtivo, deu pra ter um norte sobre como será a parceria e quais possibilidades existirão para agregar em sala um tema tão importante como educação ambiental. O material disponibilizado contribuirá em muito para o desenvolvimento dos conteúdos teóricos. Por ser um tema transversal a educação ambiental carece de apostilas ou livros para os alunos, portanto será um diferencial na aprendizagem deles, elevando o nível e as possibilidades. De imediato será trabalhado com o segundo ano a jardinagem com o enfoque no desenvolvimento vegetal, evoluindo a sequência didática encaminharemos para as relações ecológicas entre fauna e flora. Atrelado a tudo isso terá a reciclagem, explicando sua importância e produzindo materiais empregados nas práticas de jardinagem.”
Victor Augusto Teixeira, professor Especialista de Educação Ambiental da EMEF Anna Ruiz F. Fernandez, em Pederneiras(SP)
Conheça as concepção de Educação que orientam o Geração+
- Quatro pilares da Educação da UNESCO: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser.
- Educação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável nas dimensões cognitiva, socioemocional e comportamental.
- Educação Integral e as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
- Desenvolvimento de competências socioemocionais: autogestão, engajamento com o outro, amabilidade, resiliência, abertura ao novo.
- Educação Transformadora que preconiza que os estudantes aprendem de forma criativa ao experimentar e resolver problemas; aprendem como cidadãos ativos com autonomia e responsabilidade; aprendem quando se engajam intelectualmente com ideias poderosas e refletem sobre a própria aprendizagem.
Saiba quais são as escolas participantes do Geração+ em 2024
Anhembi
EMEF Mario Covas
EMEF Profª Dalva Calhim Abud
EMEF Olinda Casemiro
Ibitinga
EMEF Maria Lúcia Geretto Caldas
EMEF Henrique Martineli
Projeto Crescer
Jaú
EMEF Prof. Antonio Waldomiro de Oliveira
EMEF Prof. Mario Romeu Pelegrino
EMEF Profª Isa Rosa Meirelles Name
EMEF Profª Daltyra de Toledo Castro
Pederneiras
EMEF Prof. Dr. Nivaldo Dias de Souza
EMEF Profª Anna Ruiz Fernades Furlani
EMEF Monsenhor Celso
Leave Your Reply