Com muita alegria anunciamos os novos municípios participantes do Geração+! Para a sua realização em 2024, a iniciativa contará com a parceria das secretarias municipais de Educação de Anhembi, Ibitinga, Jaú e Pederneiras (SP).
Com o propósito de promover uma educação para o desenvolvimento sustentável, o projeto é dirigido a estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental e é realizado desde 2018 em cidades do estado de São Paulo. As escolas participantes recebem material didático que propõe um percurso formado por atividades relacionadas aos temas Fauna e Flora, Gestão de Resíduos Sólidos, Energia Elétrica, e Lazer e Segurança. Essas atividades são chamadas de Explorações e instigam as crianças a conhecerem mais sobre cada um desses importantes assuntos.
Proporcionar aos estudantes uma maior conscientização a respeito do cuidado com o ambiente é a expectativa da secretaria de Educação de Jaú. “Esperamos que os temas abordados de forma prática e com a vivência que será proporcionada seja um estímulo para que os alunos se tornem cidadãos conscientes e atuantes. Esperamos também que os conhecimentos que adquirirem na escola durante o projeto possam ser levados para suas casas, promovendo uma transformação na comunidade, mudando a maneira de pensar a interação com o meio e a responsabilidade de cada um na preservação daquilo que é de todos“, afirma Mônica Menin Martins, supervisora de Ensino da Secretaria de Educação do Município de Jaú (SP).
As atividades já começaram com a realização do primeiro encontro de formação, que está acontecendo, entre os meses de abril e maio em cada um dos municípios. Na ocasião, os docentes puderam conhecer melhor o projeto, suas propostas e recursos didáticos, além de pensarem, em conjunto, planos de ação para a realização do projeto em suas escolas.
Para que as atividades propostas pelo projeto possam ser realizadas, além do material didático, composto pelo Caderno do Professor e os dois Cadernos do Estudante (2° e 3° anos / 4° e 5° anos), as escolas recebem kits criativos para que as crianças possam criar obras de arte sobre os espaços de lazer do município onde vivem e sua utilização segura; mini geradores eólicos, para que possam compreender de forma prática a geração de energia a partir da força do vento; um kit plantio, com insumos para que os estudantes montem um berçário de mudas de hortaliças e temperos; e composteiras com minhocas californianas, que serão entregues em agosto, quando receberão a visita de um permacultor para uma oficina de compostagem em cada uma das escolas participantes. Também em agosto será realizado o segundo encontro de formação de professores.
As atividades do projeto se encerram em dezembro com um encontro de formação e celebração, em que professores e gestores das escolas participantes compartilham os resultados das atividades realizadas ao longo do ano.
Leave Your Reply