Chegamos ao fim de mais um ano letivo e junto com ele mais um ciclo do Geração+ se encerra. Em 2022 estiveram conosco 12 escolas públicas municipais das cidades de Arealva, Bariri, Boraceia, Iacanga e Pederneiras, mais de 180 professores e professoras e 3 mil alunos e alunas – todos juntos atuando para transformar o nosso planeta em um lugar melhor para todos e todas. Foram dezenas de explorações e diversas boas histórias. E para marcar o encerramento da parceria com os municípios e o fim das atividades do Geração+ realizou-se, nos meses de novembro e dezembro, o terceiro e último encontro de formação com os educadores e educadoras em cada uma das cidades participantes. Os objetivos desses eventos foram celebrar as conquistas e compartilhar as boas práticas. “Apesar de receberem o mesmo material didático, o trabalho de cada escola é único. Ver e ouvir as belezas produzidas pelos professores e professoras, alunos e alunas em cada uma delas é emocionante e inspirador”, relata Marília Mendes, coordenadora do projeto.
A partir de conceitos teóricos e provocações trazidos pela educadora Marô Camargo, que conduziu os encontros, os professores foram convidados a refletir de que forma as explorações propostas pelo Geração+ auxiliaram no aprendizado de seus alunos e tiveram a oportunidade de compartilhar os resultados alcançados em 2022. Os encontros foram abertos com a conferência, no formato TED, “O poder de acreditar que você pode melhorar”, da psicóloga norte-americana Carol Dweck sobre a sua pesquisa em torno do conceito de “mentalidade de crescimento” – a ideia de que podemos aumentar a capacidade de nosso cérebro de aprender e resolver problemas, base para uma educação transformadora.
“O ‘mindset’ de crescimento nos mostra que a inteligência pode ser desenvolvida se abraçarmos os desafios, formos persistentes, nos esforçarmos no caminho do aprendizado, aprendendo com os erros e sempre inspirados”, explica Marô. Uma educação pode ser transformadora quando os alunos aprendem de forma criativa, experimentando e resolvendo problemas, como cidadãos ativos com autonomia e responsabilidade, se engajam intelectualmente com ideia poderosas, e refletem sobre a própria aprendizagem, por exemplo, por meio de avaliação por rubricas, como é a avaliação proposta no material didático do Geração+.
“O que ficou nítido nas apresentações que as escolas fizeram e nos depoimentos dos professores foi o comprometimento e a dedicação de todos. Eles firmaram um compromisso com o projeto e conseguiram realizar coisas incríveis, como hortas, jardins, ações de reaproveitamento de água, entre outras”, relata a formadora. Ela destaca que os educadores inseriram o projeto no planejamento regular da escola e trabalharam de forma muito integrada, envolvendo a família e demonstrando muito amor pela escola e pela comunidade em que que vivem. “Nesse ano, que foi um ano de reconstrução, os alunos chegaram com muita defasagem, muito conteúdo perdido por conta da pandemia e o Geração+ sem dúvida ajudou nesse processo. Foi muito emocionante ver tanta dedicação e brilho em cada um dos professores e, desta forma, eles puderam desenvolver o máximo do potencial de cada criança.”
Para a professora Elaine Cristina dos Santos Garbin, da EMEF Rosa Benatti, em Bariri-SP, a proposta de colocar o aluno no centro do protagonismo é um grande diferencial do Geração+, além da qualidade do material didático oferecido, tanto os cadernos do professor e dos alunos quanto as videoaulas. “Participar do Geração+ foi uma experiência incrível. Eu nunca vi a minha escola tão empenhada em realizar um projeto. Fiquei muito feliz por ter tido a oportunidade de participar. Foi um divisor de águas na minha vida como educadora”, relata a professora.
Além desse último encontro formação, todas as escolas receberam mais uma visita do gestor ambiental Diego Rizzo Vieira, que fez uma atividade de escuta com as crianças sobre como foi participar do Geração+ e das ações realizadas para tornar o mundo um lugar melhor e orientou professores e gestores escolares sobre os cuidados com os projetos de Fauna e Flora e com a composteira durante o período de férias. A EMEF Professora Angela Maria Prearo Fortunato, em Bariri-SP, fez, em dezembro, a primeira colheita da horta ‘Canto Verde’, construída com os recursos do projeto. Foram colhidos alface, rúcula e almeirão com a participação dos alunos do 3º ano, que acompanharam todo o processo de criação da horta e ainda puderam saborear o resultado do trabalho. “Agradecemos a todos os colaboradores da horta, em especial à equipe Geração+ que nos incentivou e nos encorajou nessa empreitada. Ressaltamos a participação do Diego, que envolveu os alunos nessa prática motivando de maneira criativa a compreender que a preservação do meio ambiente ocorre na coletividade e não de maneira isolada”, afirma Maria Laura Musegante Collacite, coordenadora pedagógica da escola.
O Geração+ agradece a todos e todas que participaram dessa edição do projeto ou que contribuíram de alguma forma para a realização das suas atividades. A Educação para o Desenvolvimento Sustentável pode sim mudar a forma como as pessoas pensam e agem e ser propulsora na construção de um futuro sustentável e de um mundo mais justo, bonito e acolhedor. Juntos, podemos mais. Em 2023 estaremos de volta!
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