-
REDE DE COLABORADORES
-
PESSOAS, EMPRESAS E ORGANIZAÇÕES QUE APOIAM E POTENCIALIZAM AS AÇÕES DAS CRIANÇAS
-
No GERAÇÃO+, as crianças são convidadas a criar e implementar ações para cuidar melhor da fauna e flora da comunidade, melhorar a gestão de resíduos da escola, tornar seu consumo de energia elétrica mais eficiente e desenvolver campanhas de segurança. Para isso, elas contam com parceiros muito importantes, chamados Colaboradores.
-
-
A Prefeitura Municipal de Brejo Alegre, por meio do diretor de Meio Ambiente Jeferson Albano Leopoldo, do arquiteto Eduardo Bonilha e do engenheiro agrônomo Marcos Luciano Garcia Junqueira, colaborou com a EMEF José João Abdalla, participante do projeto. Eduardo fez, com os alunos, uma expedição de exploração da fauna e flora do entorno da escola, enquanto Jeferson e Marcos colaboraram nas celebrações do Dia da Árvore.
-
Terezinha Volpe é colaboradora da Associação Promissense Olho D´Água de Proteção Ambiental, que realiza atividades culturais voltadas para o meio ambiente em Promissão. Ela colaborou com as quatro escolas participantes do projeto na cidade (EMEF Professora Aurélia Moreira de Barros, EMEF Colégio Xavier, EMEF Cantinho do Céu e EMEF Agrovila Tietê) ao realizar palestras sobre a importância da preservação da água e participar das celebrações do Dia da Árvore com um concurso de desenhos, promovido pela Olho D’água em parceria com o poder público.
-
A Secretaria Municipal de Agricultura de Promissão colabora com as quatro escolas participantes do projeto na cidade (EMEF Aurélia Moreira de Barros, EMEF Colégio Xavier, EMEF Cantinho do Céu e EMEF Agrovila Tietê). A Secretaria colaborou doando mudas para a criação das hortas nas escolas e enviou especialistas para que o plantio fosse realizado adequadamente.
-
Professora de projetos em Ciências das redes estadual e municipal de Ubarana, Simoni Aparecida colabora com o projeto na EMEF José Roberto Cândido da Costa, participante do Geração+ 2019. Além de auxiliar os alunos liderando a exploração da fauna e flora do entorno da escola, ela deu uma palestra para esclarecer as principais dúvidas dos estudantes.
-
Laís Cristina da Silva é mãe da aluna Gabriely Camila Silva Candido, da EMEF Professora Mathilde Jorge Fagali, participante do Geração+ 2019 em José Bonifácio. Por morar numa fazenda próxima da escola, ela sempre auxilia nos cuidados com a composteira e dá suporte nos cuidados com a horta também.
-
A Casa da Agricultura de Guaimbê é um órgão vinculado à Prefeitura Municipal de Guaimbê que presta assessoria a agricultores e cuida das árvores do município. Por meio do engenheiro agrônomo Claudio Hideo, a Casa da Agricultura colaborou com a EMEF Ernesto Loosli, participante do projeto no município. Claudio trabalhou na ampliação do jardim da escola, auxiliando no plantio de ixoras e rosas do deserto, além de explicar aos estudantes sobre o processo de plantio, esclarecer dúvidas e contar curiosidades.
-
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – Sabesp colaborou com a EMEF José João Abdalla, participante do Geração+ em Brejo Alegre, por meio dos técnicos Fábio Luiz Garcia e Marcelo Antônio Rondini, e com a EMEF Amilde Tedeschi, participante do projeto em Adolfo, por meio do funcionário José Ramos. Fábio e Marcelo auxiliaram professores e estudantes no plantio de sementes de ipê roxo doadas pela Sabesp, enquanto José realizou diversas palestras para os alunos, abordando temas relacionados ao meio ambiente.
-
-
-
Morada da Floresta disponibiliza conhecimentos e soluções ambientais por via de produtos, serviços e projetos educativos e ecológicos para impulsionar a reciclagem dos resíduos orgânicos e a diminuição do uso de fraldas e absorventes. A Morada fez as composteiras usadas no GERAÇÃO+.
-
A Casa da Agricultura é um órgão vinculado às secretarias de Agricultura e Meio Ambiente de Caconde que presta assessoria a agricultores e cuida das árvores do município. A equipe da Casa da Agricultura (especialmente Silvano Aparecido Ferreira, Carlos Lucio Correia e Daniellen Ferreira) colaborou com as duas escolas participantes do projeto em Caconde (EMEBs Doutor Cândido Lobo e EMEB Professor Ernesto Cardoso de Paiva) com palestras sobre a flora de Caconde, apoio na implementação dos jardins e doação de mudas.
-
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Caconde, por meio de seus colaboradores Reginaldo Antônio de Souza e Amanda Cristina Gonçalves, colaborou com a EMEB Professor Ernesto Cardoso de Paiva ao realizar uma palestra sobre resíduos sólidos.
-
A Secretaria Municipal de Controle Ambiental de Barra Bonita, por meio do engenheiro José Tiago do Nascimento, colaborou com as cinco escolas participantes do projeto na cidade (EMEFs Professor Alberto Arradi, Doutor Fernando Costa, Professora Alzira Kruger Guther, Professor Reverendo Gutenberg de Campos e Professora Mariana Gonçalves Dias) ao realizar palestras sobre a flora e fauna do município, disponibilizar informações adicionais e fornecer mudas.
-
A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ibitinga, por meio do secretário Frauzo Ruiz Sanches e de seus colaboradores Karine Custódio Garcia Paniquar e Gumercindo José Rossato Bernardi, colaborou com a EMEF Professora Francisca Simões e a EMEFEM Professor Benedito Teixeira de Macedo com palestras sobre a fauna e flora da cidade e resíduos sólidos e sobre flora e exploração de espaços ao redor da escola.
-
Sueli Cassiano é coletora de materiais recicláveis e faz parte da Associação Nossa Senhora dos Navegantes, uma ONG que luta pela preservação do meio ambiente em Ibitinga. Ela colaborou com a EMEFEM Professor Benedito Teixeira de Macedo ao realizar uma palestra sobre a preservação do meio ambiente e a fauna e flora da região.
-
Adriana Campiteli Toledo é floriculturista e Lucineide Rezende da Silva é jardineira. Elas colaboraram com as cinco escolas participantes do projeto em Ibitinga (EMEFs Professora Francisca Simões, Professora Sandra Regina Siviero, Professora Dinah de Mello Campos e Professora Maria Lúcia Geretto Caldas e EMEFEM Professor Benedito Teixeira de Macedo) ao planejar e executar projetos de jardim em todas elas.
-
Luiz Henrique Vicentim é engenheiro agrônomo e dono da empresa Eco Plantas e Paisagismos. Ele colaborou com as cinco escolas participantes do projeto em Barra Bonita (EMEFs Professor Alberto Arradi, Doutor Fernando Costa, Professora Alzira Kruger Guther, Professor Reverendo Gutenberg de Campos e Professora Mariana Gonçalves Dias) ao planejar e executar projetos de jardim em todas elas.
-
A Secretaria Municipal de Educação de Ibitinga, por meio da colaboradora Francine Aparecida André, colaborou com as cinco escolas participantes do projeto em Ibitinga (EMEFs Professora Francisca Simões, Professora Sandra Regina Siviero, Professora Dinah de Mello Campos e Professora Maria Lúcia Geretto Caldas e EMEFEM Professor Benedito Teixeira de Macedo) com o desenvolvimento de todas as atividades relacionadas ao projeto.
-