-
O GERAÇÃO+ E OS OBJETIVOS DA BNCC
Todas as atividades sugeridas no Geração+ foram cuidadosamente pensadas, construídas e selecionadas de forma a corresponderem, em sua integralidade, a objetivos presentes na Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
Isso acontece porque sabemos que o calendário letivo e o planejamento curricular já demanda, como regra, mais tempo do que aquele que os professores e professoras têm disponível com as crianças.
Aqui é possível consultar todos os objetivos pedagógicos previstos para a primeira metade do Ensino Fundamental que estão contemplados nas atividades sugeridas no projeto se realizadas apenas da forma como estão apresentadas. Se o professor ou professora pensar em ampliações e variações para estas atividades, a lista pode aumentar.
-
-
1º E 2º ANOS – GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
-
Língua Portuguesa – Leitura e Escrita, Produção de Textos, Oralidade
-
Língua Portuguesa – Leitura e Escrita Compartilhada e Autônoma, Escrita Compartilhada e Autônoma
Campo da Vida Pública – Análise Linguística
-
Os componentes curriculares de Artes, Educação Física e Inglês podem ser contemplados, em diferentes objetivos, a depender dos projetos paralelos que professores e professoras decidam fazer para a reutilização de resíduos sólidos, como a construção de brinquedos, por exemplo.
-
3º, 4º E 5º ANOS – GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
-
Língua Portuguesa – Leitura e Escrita, Produção de Textos, Oralidade
Campo da Vida Pública – Análise Linguística
Leitura e Escrita, Produção de Textos
Práticas de Estudo e Pesquisa
-
Pesquisa
Produção de textos
Escrita autônoma
Oralidade/ Análise Linguística e Semiótica
Compreensão de textos orais
Planejamento de texto oral, Exposição oral
Análise linguística/semiótica (Ortografização), Forma de composição dos textos, Adequação do texto às normas de escrita
Análise linguística/semiótica (Ortografização), Forma de composição dos textos, Coesão e articuladores
Forma de composição dos textos, Adequação do texto às normas de escrita
-
Os componentes curriculares de Artes, Educação Física e Inglês podem ser contemplados, em diferentes objetivos, a depender dos projetos paralelos que professores e professoras decidam fazer para a reutilização de resíduos sólidos, como a construção de brinquedos, por exemplo.