Que as composteiras estão fazendo o maior sucesso nas escolas do Geração+, a gente já contou. Mas você sabia que elas estão rendendo frutos, ou melhor, hortaliças e temperos? Na EMEB Doutor Cândido Lobo, de Caconde, o adubo gerado pelas composteiras foi usado na horta da escola, e as primeiras colheitas de alimentos enriquecidos com o húmus foram feitas pelas crianças na volta das férias. Está sendo uma diversão, e uma delícia!
Assim que voltaram do recesso, as crianças foram visitar a horta e viram algumas plantas já crescidas. O cheiro verde e a cebolinha, inclusive, já estavam prontos para serem colhidos, e foi isso que o 4º ano fez. Os temperos foram entregues à cozinheira da escola, Dona Cleonice, que os usou no almoço.
Depois, as crianças fizeram a colheita das alfaces que haviam plantado antes das férias – além de ajudar a elaborar o húmus, elas é que foram responsáveis pelo plantio das hortaliças. Os alunos e alunas ajudaram a cozinheira a lavar e cortar as alfaces para o primeiro almoço com salada direto da horta. E foi um sucesso: todo mundo achou a alface deliciosa!
As crianças também aproveitaram a volta das férias para fazer o replantio das primeiras mudas de tomate para o viveiro que a escola está fazendo como projeto do percurso Fauna e Flora. Uma coisa bacana é que a maioria das mudas foram replantadas em copos descartáveis que a escola reaproveitou.
Leave Your Reply