Geração + finaliza com sucesso mais um ano de trabalho

06/04/2022

As abelhas jataí da pequena cidade de Pongaí-SP, município com 3.432 habitantes, estão recebendo um tratamento especial. Resgatadas em sítios e quintais e levadas para a escola pelos alunos e professores da EMEF Professora Glaucia Kelli Schiasso, elas foram acolhidas com um jardim de plantas melíferas e casinhas para se abrigarem.

As jataí são abelhas nativas sem ferrão e assim como diversas outras espécies estão ameaçadas de extinção por conta da ação irresponsável do homem. Para salvá-las, umas das possibilidade é fazer criadouros caseiros, que ajudam no aumento da população. Além da importância que têm para a biodiversidade, as abelhas são responsáveis pela polinização que garante a existência de grande parte dos alimentos consumidos ao redor do mundo. A ação foi uma das dezenas de atividades do projeto Geração + realizadas no ano de 2021.

Além de Pongaí-SP, em 2021 o Geração + esteve presente em outras 12 escolas dos municípios paulistas de Cafelândia, Guaiçara e Novo Horizonte, e envolveu um total de 220 professores e 3.255 estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. “Foi um ano de retomada das atividades presenciais, então foram muitos os desafios, mas também muitas as emoções e entusiasmo após tantos meses de aulas e atividades realizadas no formato remoto”, destaca Marília Mendes, atual coordenadora do projeto.

O Geração + é uma iniciativa da AES Brasil que convoca crianças e seus professores e professoras a adotar formas de ação com o intuito de transformar o mundo em um lugar mais justo, bonito e acolhedor para todos os que aqui estão e para os que virão. Desde a sua primeira edição, em 2018, o projeto já esteve presente em 42 escolas de 17 municípios de São Paulo com o envolvimento de 774 professores e 12.344 alunos.

As escolas participantes recebem materiais didáticos impressos com as atividades a serem realizadas – o Caderno do Professor e os Cadernos do Estudante – e tem acesso a videoaulas sobre cada um dos quatro temas abordados pela didática do projeto: Fauna e Flora, Gestão de Resíduos Sólidos, Energia Elétrica, Lazer e Segurança. Todas as atividades foram desenvolvidas de forma a contribuir para cumprimento dos objetivos presentes na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Além disso os professores passam por encontros de formação.

O Geração + fornece ainda outros recursos como composteira com minhocas, insumos para a criação de jardins e hortas e acompanhamento permanente através de uma Central de Relacionamento para esclarecer dúvidas e compartilhar os resultados das atividades feitas pelas escolas. “Com a pandemia o trabalho da Central de Relacionamento se intensificou, os professores nos enviaram muitas histórias, que foram recebidas como verdadeiros presentes”, relata Marília. Ela comenta que em muitas cidades o projeto vai além dos muros da escola e envolve toda a comunidade. Foi o que aconteceu na EMEF Zacharias de Souza Leão, de Guaiçara-SP. A coordenadora da escola, Neusa Belini, conta que os jardins de ervas, a compostagem e a destinação correta de materiais recicláveis foram ações que foram realizadas também fora da escola. “”O Geração + envolveu todos os nossos estudantes e professores, além de familiares e a comunidade”, afirma.

Em 2022, o projeto inicia um novo ciclo em parceria com outros municípios do estado de São Paulo. Em breve, serão divulgadas as novas escolas participantes!

Leave a reply

Leave Your Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *